O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (20) que o beato Carlo Acutis, conhecido como o “Santo da Internet” ou “Santo Millennial”, será canonizado em abril de 2025. O comunicado foi feito às 9h, horário local, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Carlo Acutis ganhou o título de padroeiro da internet por usar a rede mundial de computadores para promover a evangelização. Devoto da Virgem Maria, o jovem, que morreu aos 15 anos devido a uma leucemia, é creditado com a realização de milagres, incluindo um no Brasil.
Segundo o pontífice, a canonização ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril, em um evento especialmente voltado para adolescentes. A canonização é o passo final no processo pelo qual a Igreja Católica reconhece oficialmente a santidade de uma pessoa. Este será um dos principais eventos do Ano Santo, já que Acutis, também conhecido como o “santo da internet”, é amplamente venerado pelos jovens católicos, muitos dos quais devem se reunir em Roma para a ocasião.
Milagres atribuídos a Carlo Acutis
Após sua morte, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande (MS), trouxe da Itália um pedaço de roupa com sangue de Acutis. Em 2010, durante uma missa na capital sul-mato-grossense, o tecido foi exposto e uma criança brasileira foi curada de uma malformação no pâncreas ao tocar no relicário. Esse evento foi reconhecido como o primeiro milagre de Acutis em 2020.
Mais recentemente, em maio deste ano, o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído ao jovem beato. Trata-se da cura de Valeria, uma jovem da Costa Rica, que sofreu um grave acidente de bicicleta em 2022. Internada com poucas chances de recuperação, ela foi milagrosamente curada dias após sua mãe rezar junto à tumba de Carlo Acutis, na Itália, conforme relatado pelo Vatican News.