Revista MS

Califórnia relata primeira infecção por H5N1 em criança

Denis Cardoso

Autoridades federais de saúde confirmaram o primeiro caso de infecção por gripe aviária H5N1 em uma criança na Califórnia, que apresentou sintomas leves, informou a agência Reuters.

Trata-se da primeira vez que a infecção pelo vírus foi relatada em uma criança nos Estados Unidos.

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH) continua investigando a possível fonte de exposição da criança ao H5N1. Os familiares da criança testaram negativo.

Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, atualmente não há evidências de disseminação de pessoa para pessoa da gripe aviária H5N1.

Neste ano, incluindo o caso desta criança, 55 casos humanos de gripe aviária H5 foram relatados no EUA, com 29 na Califórnia, de acordo com o CDC.
A maioria dos casos de gripe aviária nos EUA ocorreu entre trabalhadores rurais em contato com aves ou vacas infectadas com o vírus.
Como os vírus da gripe aviária podem sofrer mutações e ganhar a capacidade de se espalhar facilmente entre pessoas, autoridades de saúde pública da Califórnia disseram anteriormente que estão monitorando infecções animais e humanas cuidadosamente.

O post Califórnia relata primeira infecção por H5N1 em criança apareceu primeiro em Portal DBO.