Revista MS

Brasil negocia com UE e EUA, em Paris, acordos e solução para impasse da gripe aviária

Denis Cardoso

O Brasil está negociando com a União Europeia e os Estados Unidos para limitar as restrições comerciais relacionadas à gripe aviária apenas às regiões afetadas, disse nesta terça-feira (27/5) o chefe da vigilância sanitária veterinária do país, Marcelo Mota, segundo reportagem da agência Reuters.

No início de maio/25, o Brasil, maior exportador mundial de frango, confirmou seu primeiro surto de influenza aviária altamente patogênica (a gripe aviária) em uma granja do Rio Grande do Sul, o que desencadeou proibições comerciais em todo o território brasileiro por parte de vários grandes importadores, enquanto outros impuseram restrições a nível estadual.

As negociações com os agentes norte-americanos e europeus estão ocorrendo durante a sessão geral da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês), em Paris.

“Sabemos que este não é o momento ideal para negociar, mas isso vai acontecer eventualmente, já que grandes produtores de carne de frango como os EUA e o Brasil enfrentam os mesmos desafios”, afirmou ele, à Reuters. Ele acrescentou estar “muito confiante” de que os acordos serão alcançados.

A 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados está programada ocorrer até 29 de maio de 2025, na Maison de La Chimie.

O evento, exclusivo para convidados, conta com 183 membros da WOAH e representantes de organizações internacionais que assinaram um acordo oficial com essa entidade.

A 92ª Sessão Geral também contará com a presença de países e territórios observadores, partes interessadas estratégicas da WOAH e convidados especiais.

Durante a reunião, a Assembleia Mundial de Delegados adotará resoluções administrativas e técnicas, além de realizar eleições para preencher vagas em alguns dos órgãos diretivos da WOAH.

Além disso, a WOAH dedicará um dia da sessão a um fórum inovador sobre saúde animal, com foco em vacinas e vacinação.

Tal fórum servirá como uma plataforma de diálogo entre os Delegados da WOAH, especialistas no assunto, sociedade civil e setor privado para discutir os desafios que dificultam o desenvolvimento e uso de vacinas nas estratégias de controle de doenças, segundo comunicado publicado em seu site.

Durante o fórum, diz a WOAH, “os participantes explorarão o cenário em evolução da vacinação e identificarão estratégias práticas para integrar a campanha de vacinas aos programas nacionais de controle de doenças, garantindo, ao mesmo tempo, o comércio internacional seguro de animais e seus produtos”.

O post Brasil negocia com UE e EUA, em Paris, acordos e solução para impasse da gripe aviária apareceu primeiro em Portal DBO.