Revista MS

Brasil espera estar oficialmente livre da gripe aviária em 28 dias, diz governo

Denis Cardoso

O Brasil iniciou nesta quinta-feira (22/5) um período de observação de 28 dias contra a gripe aviária, com a expectativa de comprovar que as granjas de frango do País estão livres da doença, informa texto divulgado pela agência Reuters.

Autoridades do governo brasileiro disseram que a granja onde o primeiro surto foi detectado – na cidade de Montenegro, no RS – foi totalmente desinfetada.

O surto provocou a imposição de restrições comerciais por diversos países importadores do frango brasileiro.

Na prática, o relatório divulgado na quarta-feira (21/5) à noite informando que a granja sulista foi liberada significa que, se nenhum outro caso de gripe aviária for detectado em granjas comerciais de frangos nos próximos 28 dias, o País poderá ser considerado livre da doença, reforçaram as autoridades.

“Está sob controle, não temos evidências de novas notificações“, disse Rosane Collares, diretora da Secretaria de Agricultura do Estado sulista, segundo a Reuters.

Ela afirmou que as autoridades permanecerão em alerta porque o período de incubação do vírus da gripe aviária é de duas semanas e não querem ser pegas de surpresa.

“Precisamos garantir que os 28 dias de observação ocorram sem novos surtos”, ecoou o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, após reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esta semana. “Estamos reforçando as ações para garantir que tudo esteja perfeitamente seguro”, completou ele, de acordo com a Reuters.

Investigações de mais casos

Onze investigações ativas sobre potenciais casos de gripe aviária estão em andamento no Brasil, incluindo duas em granjas comerciais de frangos nos Estados de Santa Catarina e Tocantins, relembra a Reuters.

Na quarta-feira, autoridades estaduais do Tocantins descartaram um surto de gripe aviária na fazenda onde a investigação estava sendo conduzida, citando resultados preliminares de testes, acrescenta a reportagem.

No entanto, o governo federal está realizando testes adicionais, de acordo com o site do Ministério da Agricultura.

O post Brasil espera estar oficialmente livre da gripe aviária em 28 dias, diz governo apareceu primeiro em Portal DBO.