Deputado federal Beto Pereira (PL) foi o entrevistado do ''Cara a Cara com Squinelo'', nesta segunda-feira (4), no TopMídiaNews, em Campo Grande. Ele se mostrou radicalmente contra o aumento no número de deputados federais no País.
Beto explicou o que a Câmara Federal argumentou para aumentar os atuais 513 para 531 parlamentares. Ele explicou que a justificativa é que existem movimentos migratórios no País, por exemplo, saída de pessoas de alguns estados do Nordeste para morar em locais como São Paulo.
Ainda segundo o deputado, neste caso, o estado que perdeu população continua com o número atual de deputados – o mínimo obrigatório é oito – mas a unidade da federação que recebeu a população daquele estado precisa aumentar o número de representantes. Ou seja, quem perde gente fica com a mesma quantidade e o que recebeu aumenta o número de parlamentares.
''Se for assim, daqui a pouco vai ter mil deputados na Câmara. É o mesmo que aumentar o tamanho da pizza para dividi-la'', refletiu o parlamentar. Ele defende decisão anterior do STF, que determina que haja uma repactuação no número de deputados em cima dos atuais 513.
O parlamentar citou o caso de Mato Grosso do Sul, que registrou aumento populacional e está prestes a ''ganhar'' um deputado federal, algo que ele também é contra. Para acompanhar a entrevista na íntegra, basta clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/topmidianews/videos/24862086000119511
Your browser does not support HTML5 video.