Revista MS

Batida do Gaeco em confecção apura fraude em licitação de uniformes no Santo Antônio

Batida do Gaeco em uma empresa de confecções, no Bairro Santo Antônio, na manhã desta terça-feira (18), apura suspeitas em licitações para aquisição de uniformes escolares. Câmaras municipais e órgãos públicos do interior do Estado também foram alvos do MPMS. Os contratos somam cerca de R$ 10 milhões. 

A informação veio da filha do dono da empresa. No entanto, as autoridades não teriam detalhado exatamente o objeto da apuração. Ela destacou que a empresa produz uniformes escolares. Nota do MPMS não detalha se tal empresa é suspeita no caso em questão.  

Choque bloqueou entrada de funcionários em confecção (Foto: Berlim Caldeirão)

Funcionários

Ainda segundo a testemunha, policiais do Batalhão de Choque da PMMS chegaram ao local às 5h30 e que as funcionárias abrem a fábrica às 6h30. Ela foi acionada pelas trabalhadoras e ouviu que ninguém entraria no local até a chegada do Gaeco-MS. 

''Estamos aqui esperando. A gente não sabe direito nem o que é'', lamentou a filha do empresário. Essa pessoa também ficou desapontada porque as autoridades do MPE-MS não haviam chegado até por volta de 9h20. 

Malebolge

A Operação do Gaeco se chama ‘’Malebolge’’ e mira quadrilha em Rochedo e Água Clara, que direcionava licitações para empresas envolvidas. Os editais eram moldados por meio de simulação de competição legítima, em contratos que ultrapassam R$ 10 milhões. 

Ainda segundo o MPE-MS, o esquema envolvia também o pagamento de propina aos agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, como ainda aceleravam os trâmites administrativos necessários aos pagamentos de notas fiscais decorrentes de contratos firmados entre os empresários e o poder público.

Muitas dos elementos obtidos na investigação vieram de outra operação, a Turn Off, compartilhadas por outro grupamento do MP, que é o Gecoc. 

Nome

''Malebolge'', termo que dá nome à operação, diz o MPE, é uma referência à Divina Comédia, obra clássica de Dante Alighieri, que descreve a jornada de um homem pelos reinos do inferno, purgatório e paraíso. Dentro do inferno, o “Malebolge” é a região onde os fraudadores e corruptos são punidos de acordo com a gravidade de seus pecados.