Moradora do Aero Racho, que buscou atendimento na Upa (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) Aero Rancho, presenciou uma situação deplorável durante um o atendimento a pacientes na unidade. A mulher denuncia sobre a falta de higiene entre as trocas de pacientes e a falta de lençóis para as macas da unidade.
Em relato a mulher conta que estava no local acompanhando a filha adolescente, que deu entrada na Upa com suspeita de dengue e precisou ficar em uma sala em observação. Foi ai que ela começou a ver a atual situação da unidade.
“Minha filha foi atendida e precisou ficar em observação, já que ela passou mal antes da medicação. Nos levaram a uma sala e pediram para minha filha deitar em uma maca sem ser higienizada e sem lençol. Mas minha filha não era a única naquela situação, outras pessoas estavam lá da mesma forma”, explica.
Após algum tempo na sala de obervação, a mulher conta que presenciou uma paciente vomitando em um balde e sendo liberada pouco tempo depois. Algum tempo após a liberação, ou paciente, desta vez um idoso, chegou ao local e utilizou a mesma maca, sem higienização e com o balde de vômito ainda ao lado do leito.
“Uma mulher que estava lá de observação vomitou em um balde e foi liberada. Tempo depois chegou um senhorzinho e ficou na maca em que está mulher estava, os funcionários não retiraram nem o balde com vômito do lugar, não higienizaram a cama nem tão pouco colocaram um lençol”, relata.
A mulher, em posso do celular, registou imagens do ocorrido e então decidiu fazer uma denúncia sobre a situação, que não deveria acontecer por se tratar de uma unidade de atendimento médico, que trata casos de urgência e emergência.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que o serviço de lavanderia está operando normalmente, com recolhimento diário de lençóis para lavagem e redistribuição às unidades. “No entanto, em períodos de alta demanda, pode haver momentos pontuais de indisponibilidade devido ao grande volume de pacientes. A SESAU esclarece que há um processo de compra em andamento para reforço do estoque e aguarda apenas o empenho para a entrega, prevista para os próximos dias”.
“Quanto às lixeiras, a SESAU informa que não recebeu solicitações formais da unidade, mas irá apurar a situação. Caso seja identificada a necessidade, novas lixeiras serão encaminhadas. Além disso, há um processo de aquisição em andamento para a reposição desses equipamentos”, finaliza.