Revista MS

'Balde com vômito e maca suja', relata mãe de paciente sobre situação em Upa no Aero Rancho

Moradora do Aero Racho, que buscou atendimento na Upa (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) Aero Rancho, presenciou uma situação deplorável durante um o atendimento a pacientes na unidade. A mulher denuncia sobre a falta de higiene entre as trocas de pacientes e a falta de lençóis para as macas da unidade. 

Em relato a mulher conta que estava no local acompanhando a filha adolescente, que deu entrada na Upa com suspeita de dengue e precisou ficar em uma sala em observação. Foi ai que ela começou a ver a atual situação da unidade. 

“Minha filha foi atendida e precisou ficar em observação, já que ela passou mal antes da medicação. Nos levaram a uma sala e pediram para minha filha deitar em uma maca sem ser higienizada e sem lençol. Mas minha filha não era a única naquela situação, outras pessoas estavam lá da mesma forma”, explica. 

Após algum tempo na sala de obervação, a mulher conta que presenciou uma paciente vomitando em um balde e sendo liberada pouco tempo depois. Algum tempo após a liberação, ou paciente, desta vez um idoso, chegou ao local e utilizou a mesma maca, sem higienização e com o balde de vômito ainda ao lado do leito. 
 
“Uma mulher que estava lá de observação vomitou em um balde e foi liberada. Tempo depois chegou um senhorzinho e ficou na maca em que está mulher estava, os funcionários não retiraram nem o balde com vômito do lugar, não higienizaram a cama nem tão pouco colocaram um lençol”, relata.

A mulher, em posso do celular, registou imagens do ocorrido e então decidiu fazer uma denúncia sobre a situação, que não deveria acontecer por se tratar de uma unidade de atendimento médico, que trata casos de urgência e emergência. 

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que o serviço de lavanderia está operando normalmente, com recolhimento diário de lençóis para lavagem e redistribuição às unidades. “No entanto, em períodos de alta demanda, pode haver momentos pontuais de indisponibilidade devido ao grande volume de pacientes. A SESAU esclarece que há um processo de compra em andamento para reforço do estoque e aguarda apenas o empenho para a entrega, prevista para os próximos dias”. 

“Quanto às lixeiras, a SESAU informa que não recebeu solicitações formais da unidade, mas irá apurar a situação. Caso seja identificada a necessidade, novas lixeiras serão encaminhadas. Além disso, há um processo de aquisição em andamento para a reposição desses equipamentos”, finaliza.