Revista MS

Após mortes de crianças, Maduro dá 72 horas para TikTok derrubar desafios

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou que a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) notificasse o TikTok para derrubar vídeos relacionados a desafios que viralizaram recentemente. A determinação veio na segunda-feira (18), após duas crianças morrerem ao participar dos desafios em questão.

Maduro ordenou que o presidente da agência reguladora de telecomunicações do país comunicasse o TikTok “imediatamente e desse 72 horas para retirar da Venezuela todos esses chamados desafios abusivos e criminosos“. As informações são da agência de notícias Associated Press (AP).

Se o TikTok não responder dentro do prazo determinado, Maduro disse que tomará “a medida mais severa contra esta rede social“. Mas não entrou em detalhes sobre qual medida seria essa.

Nicolás Maduro responsabiliza TikTok por mortes de crianças em desafios que viralizaram

Esta morte recai sobre a plataforma porque são vocês, TikTok, que estão disseminando isso“, disse Maduro durante seu programa semanal de rádio e televisão. O presidente da Venezuela se referia à morte de uma menina de 12 anos.

tiktok
Presidente da Venezuela coloca mortes de crianças na conta do TikTok (Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock)

A garota faleceu após ingerir um medicamento ao participar, acompanhada de amigos, de um desafio difundido na rede social, segundo investigações repercutidas pela imprensa. O medicamento era usado para controlar tipos de convulsão e aliviar ataques de pânico. No desafio, o primeiro a dormir perderia.

O outro falecido foi um jovem de 14 anosque participou desses desafios que estão circulando pelo TikTok“, disse Maduro.

Leia mais:

Trump deve tentar reverter o banimento do TikTok nos EUA

Nos Estados Unidos, o futuro do TikTok é um assunto que já exige esforços de Donald Trump mesmo antes de voltar oficialmente à Casa Branca.

Donald Trump apontando para a câmera
Trump parece disposto a reverter decisão que pode banir TikTok dos EUA (Imagem: Jonah Elkowitz/Shutterstock)

A rede social pode ser banida do país se a ByteDance, empresa dona da rede social, não ceder o comando das operações do TikTok para estadunidenses até 19 de janeiro de 2025.

No entanto, Trump parece estar disposto a reverter a decisão e manter o funcionamento do TikTok nos EUA. O republicano assume seu segundo mandato na presidência em janeiro de 2025.

Saiba mais sobre os planos de Trump para o TikTok nesta matéria do Olhar Digital.

O post Após mortes de crianças, Maduro dá 72 horas para TikTok derrubar desafios apareceu primeiro em Olhar Digital.