
Resumo
- A Anatel apreendeu uma ERB falsa em São Paulo usada para golpes via SMS, a quinta ocorrência na região em menos de um ano.
- A ERB Fake sequestra a frequência da rede 2G para enviar SMS fraudulentos em locais com alta movimentação.
- A One UI 7 permite desativar a conexão 2G, como medida de segurança contra golpes.
A Anatel apreendeu nessa quinta-feira (22), na cidade de São Paulo, uma ERB falsa. A estação rádio base falsificada era usada para aplicar golpes via SMS. Ela permite que criminosos sequestrem a faixa de rede 2G e a utilizem para o disparo em massa de mensagens com links maliciosos. Esse é o quinto caso na Grande São Paulo em menos de um ano.
A ERB falsa foi localizada em um prédio próximo à estação de metrô do Paraíso, bairro na região central da capital. A ação foi realizada pela agência com apoio da Polícia Civil. O imóvel onde o equipamento foi encontrado estava vazio.
Como funciona uma ERB falsa?
As ERBs fakes usam a rede 2G de telecomunicações, o que dificulta que a operadora identifique os autores dos disparos de golpes via SMS. Por conta do curto alcance, esses equipamentos são mais eficientes em locais com maior movimentação de pessoas — ou quando instaladas em carros, como já aconteceu em outros casos.
Ao instalar a ERB Fake próximo a uma estação de metrô, o fluxo constante de pessoas entregava diversos alvos aos criminosos.
A antena falsa foi descoberta após denúncias de uma operadora de telefonia móvel, cuja identidade não foi revelada pela Anatel. Essa operadora relatou que seu sinal sofria interferências e perda de qualidade na região, um indicativo do uso de ERB fake.
One UI 7 tem medida para combater golpes com ERB falsa

A One UI 7, nova interface da Samsung baseada no Android 15, possui a opção de desligar a conexão 2G. Para tanto, basta seguir este caminho: Config → Conexões → Redes Móveis. Caso você use mais de um chip, será possível realizar o processo com todos eles.
Com informações de Teletime e Mobile Time
Anatel apreende mais uma ERB falsa usada para golpes via SMS