Revista MS

Anatel apreende mais uma ERB falsa usada para golpes via SMS

Laptop com teclado iluminado em vermelho sobre mesa redonda preta, com carregador conectado. Tela mostra interface de software com gráficos e tabelas. Ambiente interno, próximo a janela de vidro com vista para edifício e rua movimentada ao fundo, em dia nublado (imagem: divulgação)
ERB Fake encontrada em apartamento usava notebook para controlar o disparo em massa de SMS (imagem: divulgação)
Resumo
  • A Anatel apreendeu uma ERB falsa em São Paulo usada para golpes via SMS, a quinta ocorrência na região em menos de um ano.
  • A ERB Fake sequestra a frequência da rede 2G para enviar SMS fraudulentos em locais com alta movimentação.
  • A One UI 7 permite desativar a conexão 2G, como medida de segurança contra golpes.

A Anatel apreendeu nessa quinta-feira (22), na cidade de São Paulo, uma ERB falsa. A estação rádio base falsificada era usada para aplicar golpes via SMS. Ela permite que criminosos sequestrem a faixa de rede 2G e a utilizem para o disparo em massa de mensagens com links maliciosos. Esse é o quinto caso na Grande São Paulo em menos de um ano.

A ERB falsa foi localizada em um prédio próximo à estação de metrô do Paraíso, bairro na região central da capital. A ação foi realizada pela agência com apoio da Polícia Civil. O imóvel onde o equipamento foi encontrado estava vazio.

Como funciona uma ERB falsa?

As ERBs fakes usam a rede 2G de telecomunicações, o que dificulta que a operadora identifique os autores dos disparos de golpes via SMS. Por conta do curto alcance, esses equipamentos são mais eficientes em locais com maior movimentação de pessoas — ou quando instaladas em carros, como já aconteceu em outros casos.

Ao instalar a ERB Fake próximo a uma estação de metrô, o fluxo constante de pessoas entregava diversos alvos aos criminosos.

A antena falsa foi descoberta após denúncias de uma operadora de telefonia móvel, cuja identidade não foi revelada pela Anatel. Essa operadora relatou que seu sinal sofria interferências e perda de qualidade na região, um indicativo do uso de ERB fake.

One UI 7 tem medida para combater golpes com ERB falsa

Configurações de redes móveis em um smartphone, mostrando opções para ativar dados em roaming, permitir serviço 2G nas operadoras Claro e TIM (ambos desativados), seleção de banda preferida 5G para Claro e TIM, além de opções para pontos de acesso e configurações de rede. O horário na tela é 19:13, com status de sinal e bateria no topo. Fundo da tela é preto com texto branco e azul
Tela para desativar rede 2G na One UI 7 (imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

A One UI 7, nova interface da Samsung baseada no Android 15, possui a opção de desligar a conexão 2G. Para tanto, basta seguir este caminho: Config → Conexões → Redes Móveis. Caso você use mais de um chip, será possível realizar o processo com todos eles.

Com informações de Teletime e Mobile Time

Anatel apreende mais uma ERB falsa usada para golpes via SMS