Revista MS

Agricultores familiares de MS têm até 30 de maio para regularizar dívidas

Agricultores familiares de Mato Grosso do Sul que estão inscritos na Dívida Ativa da União têm até o próximo dia 30 de maio para aderir ao programa Desenrola Rural, instituído pelo Decreto 12.381/2025.

A adesão ao programa permitirá aos produtores acesso a condições facilitadas para a regularização de dívidas e ao crédito rural. O prazo para regularizar outras dívidas vai até 31 de dezembro deste ano.

O programa foi discutido durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), realizada nesta segunda-feira (12).

O encontro, coordenado pelo deputado Zeca do PT, presidente da Comissão, contou com a participação de representantes de órgãos do Governo Federal e do Governo do Estado envolvidos com a agricultura familiar.

O Desenrola Rural tem como objetivo regularizar as dívidas de agricultores familiares e cooperativas, oferecendo descontos de até 96% no refinanciamento. O programa também facilita o acesso a linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), promovendo a recuperação financeira dos produtores.

Segundo a superintendente Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Ricardo Nunes Viana, antes da vigência do programa, 4.500 famílias de agricultores familiares estavam inadimplentes em Mato Grosso do Sul. Ela também afirmou que está aguardando a atualização desses números junto ao Banco do Brasil.

Marina explicou que, caso seja necessário, um mutirão será organizado para ajudar a regularizar a situação dos inadimplentes, especialmente com o apoio da superintendência do banco. 

Além das informações sobre o Desenrola Rural, a reunião também tratou da agenda das audiências públicas para discutir a agricultura familiar nos municípios. Os encontros têm o objetivo de informar os agricultores sobre as condições de renegociação de dívidas e oferecer orientações sobre como acessar o crédito e regularizar pendências junto ao Incra e ao Banco do Brasil.

As audiências públicas ocorrerão em diversos municípios do Estado, começando em Corumbá no dia 16 de maio, seguido de Sidrolândia (23 de maio), Jardim (30 de maio) e Novo Horizonte do Sul (14 de junho). 

A reunião também debateu a importância de fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, além de garantir o acesso ao crédito, à assistência técnica e ao mercado.