Revista MS

Advogado denuncia concurso da UFGD por mudar regras de última hora: 'show de horrores'

Advogado André Luiz Lopes denuncia que mudanças repentinas no horário de provas e locais de sala macularam o concurso para técnicos administrativos da UFGD, em Dourados. O certame ocorreu neste domingo (2). 

Conforme o apontamento do profissional, a prova estava marcada para às 8h. Os portões foram abertos às 7h30 e a orientação era que os candidatos chegassem meia-hora antes da abertura, ou seja, 7h. 

No entanto, somente às 8h, quando iriam começar as provas, é que os participantes foram avisados que o início do teste só começaria às 8h. 

''Eles alegaram que os candidatos não tinham conseguido chegar no horário da prova'', comentou André Luiz. Na visão dele, a organizadora – a UFGD – não respeitou o edital no aspecto da legalidade e do princípio maior dos concursos, que é a vinculação das regras do edital. 

''Isso é muito grave, porque prejudica todos em reação à isonomia. Não foi respeitado pela organizadora do concurso, a Fapec e pela dona do concurso, a UFGD'', avaliou novamente o advogado. 

Na visão do profissional do Direito, o caso tem de ser denunciado ao Ministério Público Federal (já que a realizadora do certame é a UFGD) e também para a Universidade e à Fundação. 

Na denúncia, André Luiz estima que nem a universidade nem a instituição que organizou as provas vão anular o concurso. 

''… porque tem custos para as duas e seria o reconhecimento do erro'', analisou André Luiz. Ele detalha que, neste primeiro momento tem orientado os candidatos a formalizarem denúncia ao MPF. 

''… assim vamos aguardar se eles irão tomar providencias. Ontem fui procurado no Instagram por mais de 50 candidatos e hoje já temos pelo menos 30 candidatos'', revelou Lopes. 
Entramos em contato com a UFGD e a Fapec. O espaço está aberto para manifestações. 

UFGD 

A UFGD se manifestou em nota. Em um dos trechos justificou que ''devido ao congestionamento causado por acidentes na Avenida Guaicurus – principal via de acesso aos campi da UFGD e da UEMS –, a Comissão Organizadora deliberou às 7h45min pela alteração do horário de início da prova para as 8h30''. 

Em outro ponto, a Universidade diz que a mudança no horário foi definida após uma análise criteriosa das condições de trânsito e das necessidades logísticas, visando assegurar a melhor organização e a regularidade do Concurso Público.

''Ressalta-se, ainda, que nenhum candidato foi prejudicado com a decisão, uma vez que todos tiveram o mesmo tempo para início e a conclusão das provas'', diz parte final do comunicado.