A candidata Adriane Lopes (Progressistas) firmou compromisso de fortalecer diálogo com a classe médica de Campo Grande. Ela tenta a reeleição pela ''Coligação Sem Medo de Fazer o Certo''.
A visita ocorreu no Sindicato dos Médicos, com a diretoria da entidade, na manhã desta quarta-feira (23). Ela assinou uma carta de reivindicações apresentadas pela categoria.
Conforme divulgado pela campanha, o presidente do Sinmed-MS, Marcelo Santana, agradeceu a presença da prefeita.
“É importante trazermos estas questões e buscarmos melhorias, não apenas para a nossa categoria, mas para a saúde pública de Campo Grande. Sabemos que algumas dessas demandas são discutidas há muitos anos, mas acreditamos que, estreitando esse diálogo, poderemos avançar”, afirmou.
Reivindicações
Entre as principais reivindicações estão a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, o pagamento de gratificações, melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial.
Adriane Lopes garantiu que busca soluções para as demandas e que a cidade conseguiu ter uma das melhores coberturas de atenção primária no País.
“Nos últimos dois anos, entregamos duas novas unidades de saúde, convocamos profissionais concursados e ampliamos o número de equipes. Também implantamos o maior programa de residências médicas e multiprofissionais do Centro-Oeste. Essas medidas demonstram o nosso esforço contínuo em melhorar o atendimento e garantir qualidade nos serviços”, afirmou Adriane.
Ainda conforme a divulgação, Adriane mencionou a implantação do sistema de telessaúde, presente em 12 unidades e permite consultas à distância. Isso reduz o tempo de espera e amplia o acesso à saúde.
A renovação do parque tecnológico da Secretaria de Saúde e o monitoramento do estoque de medicamentos também foram citados.
“Hoje, sabemos exatamente quantos medicamentos são dispensados diariamente em nossas unidades. Esse controle evita a falta de medicamentos e assegura que a população tenha acesso ao que precisa”, explicou a gestora.
Outro avanço, garante a campanha, foi a abertura do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que em apenas três meses já atendeu mais de 7 mil crianças, no Tiradentes. o PAI oferece atendimento pediátrico rápido, com tempo de espera de apenas 15 a 20 minutos. Adriane anunciou que esse serviço será expandido para outras regiões.
Com uma população de 898 mil habitantes e atendendo a mais de 1,6 milhão de usuários do SUS, a cidade recebe pacientes de todo o estado e até de regiões fronteiriças. Esse fluxo intenso de usuários impõe uma pressão constante sobre o sistema de saúde.
Lopes também lembrou que, nos dois anos de sua gestão, mais de 40 unidades de saúde foram reformadas. “O objetivo é garantir mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais”, completou.
A prefeita enfatizou que a criação do Complexo Hospitalar de Campo Grande, irá aumentar significativamente o número de leitos.