Revista MS

Endividamento em Campo Grande tem leve queda em novembro, aponta pesquisa

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que o índice de famílias endividadas em Campo Grande apresentou uma ligeira redução em novembro. O percentual caiu de 65,3% em outubro para 65,2% em novembro, considerando débitos como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais, prestações de carro e seguros.

De acordo com o levantamento, 30,5% das famílias entrevistadas possuem contas em atraso, enquanto 12,3% declararam não ter condições de pagar essas dívidas vencidas. O cartão de crédito continua sendo o principal motivo de endividamento, representando 75,2% dos casos, seguido pelos carnês, com 20,7%, e o financiamento de casa, com 9%.

Regiane Dedé de Oliveira, economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF/MS), destacou a importância de um planejamento financeiro: “O endividamento em si não é algo negativo, desde que esteja previsto no orçamento e não leve à inadimplência. A compra a prazo é fundamental para movimentar a economia. Além disso, estamos em uma época favorável, com o aumento das vendas de fim de ano e a chegada do 13º salário, fatores que podem ajudar a equilibrar as contas das famílias.”

O estudo completo da PEIC de novembro está disponível aqui.