Revista MS

Ministério Público investiga demora na fila de ortopedia em Mato Grosso do Sul

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou um inquérito para a apuração da existência de demanda reprimida em consultas de ortopedia adulto e as providências que serão adotadas pelos gestores públicos de saúde para a redução da lista de espera. A investigação recai sobre as secretarias de Estado e Município de Saúde. 

Segundo a publicação, o MP acompanhou, após uma denúncia, a demora no agendamento de consultas na especialidade médica de ortopedia adulta em unidades de Campo Grande, constatando uma extensa relação de pacientes em espera por consultas. 

Considerando que a principal consequência desse problema estrutural é o intenso sofrimento físico e psíquico enfrentado por cidadãos que necessitam de tratamento especializado, esses pacientes correm o risco de agravamento das condições de saúde, o que pode resultar em deformidades permanentes, dependendo da gravidade da patologia, das comorbidades associadas e da faixa etária dos indivíduos.

Por outro lado, de acordo com o MP, o grave déficit no atendimento e no acesso a consultas tem ocasionado um aumento de ações judiciais individuais relacionadas ao tratamento de alta complexidade em ortopedia no âmbito do SUS, fenômeno chamado de “judicialização da saúde”. 

Ainda segundo publicação do MP, a situação do sistema de saúde em Mato Grosso do Sul, especialmente no que diz respeito à ortopedia adulta, continua crítica, com enormes filas de espera para o acesso a consultas.

Em resposta ao déficit estrutural, está sendo conduzido um inquérito civil com o objetivo de identificar e implementar soluções para a melhoria do serviço de saúde. A intenção é adotar estratégias eficazes que viabilizem o acesso ao atendimento ortopédico, garantindo que pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) não sofram prejuízos ou agravamentos devido à demora no atendimento.

A cobrança do Ministério Público em relação aos atendimentos busca trazer uma resolução ao atendimento à saúde, especialmente à população mais vulnerável. Além disso, o MP afirma, em publicação, que uma solução ampla pode reduzir o número de ações judiciais que têm sido abertas por pacientes em busca do direito a consultas e tratamentos. 

Contudo, o cenário atual ainda reflete a grave deficiência no serviço público de saúde, o que impossibilita um acesso rápido e eficaz às consultas especializadas, com impactos diretos na saúde da população.

Citadas no inquérito, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) foram procuradas para darem um posicionamento quanto à redução das filas de consultas e procedimentos ortopédicos.

Confira a nota da Sesau:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do atendimento à população e a redução das filas de espera para procedimentos eletivos. Diante dos desafios apresentados pelo volume de solicitações de AIH (Autorização de Internação Hospitalar), a Sesau tem implementado uma série de ações estratégicas para otimizar o atendimento e aprimorar a gestão das filas.

Uma das principais iniciativas tem sido a higienização constante das listas de espera, feita por médicos reguladores e administrativos, que realizam análises detalhadas para identificar pacientes que já foram atendidos ou não necessitam mais do procedimento. Esse processo contribui para a organização e melhor gestão das filas, evitando acúmulo de solicitações desatualizadas.

Além disso, a Sesau está empenhada em melhorar a comunicação com os pacientes, realizando campanhas para atualização dos dados no Cartão do SUS, especialmente informações de contato, o que é fundamental para que os agendamentos sejam eficazes. A atualização desses dados garante que a secretaria consiga manter uma comunicação mais precisa e ágil com os pacientes, evitando ausências nos procedimentos agendados.

Outro ponto importante é o esforço contínuo para ampliar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde, priorizando a reorganização dos fluxos de trabalho para dar maior celeridade aos atendimentos. Essas ações fazem parte de um plano estratégico da Sesau, que visa otimizar o uso dos recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, proporcionar um atendimento mais ágil e humanizado.

A Prefeitura de Campo Grande segue comprometida com o aprimoramento dos serviços de saúde, trabalhando para garantir que os cidadãos recebam o atendimento de que necessitam de forma eficiente e adequada.

Até o fechamento desta reportagem, a SES não retornou. O TopMídiaNews permanece com o espaço aberto para manifestações por parte da secretaria.