Luiz Felipe Aquino, atleta de taekwondo e estudante do Curso de Educação Física da UFMS, foi destaque no FISU America Games, o Campeonato Pan-Americano Universitário, ao conquistar duas medalhas de ouro. O evento, promovido pela Federação Internacional de Esporte Universitário, ocorreu em Cali, na Colômbia.
“A importância desse campeonato é muito grande, primeiramente por causa da carreira, mais um título, e para demonstrar trabalho como estudante. Como eu entrei como um projeto do esporte, fico muito feliz em levar essa conquista para a UFMS, porque é a Universidade que me apoiou. A UFMS me ajudou com um custo na Colômbia e também com a divulgação, estão sempre me acompanhando e sempre me ajudando em todas as competições que eu vou. Fico muito feliz de levar esse resultado para a Universidade”, declara o atleta.
Em sua estreia na competição, Luiz saiu vitorioso de ambas as lutas, ganhou todos os rounds e garantiu o título de campeão Pan-Americano Universitário na categoria até 63kg. Além disso, ele também subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria TK3, na qual três atletas enfrentam outros três, com a flexibilidade de substituições no tatame durante os combates.
O jovem atleta entrou na universidade através do Programa Pró-Atleta, um processo seletivo inovador para o ingresso em cursos de graduação, que foi implementado este ano e beneficiou mais 14 estudantes.
A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edneia Ribeiro, explica a importância do título para a internacionalização da Universidade.
“O esporte é considerado um evento social e cultural. A medalha conquistada no Pan-Americano Universitário reflete a dimensão deste mega evento esportivo. Além de possibilitar o contato do nosso estudante com universitários de diferentes países, a UFMS atravessa fronteiras expandindo os seus talentos esportivos e disseminando os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos em Mato Grosso do Sul. Com a expansão do esporte, é possível ampliar as oportunidades para grandes parcerias que incentivam o esporte universitário nacional e internacional”, aponta.