Revista MS

Campo Grande aprova programa para conscientizar e combater uso de cigarro eletrônico

Os vereadores de Campo Grande aprovaram, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei 11.463/24, de autoria do presidente da Câmara, Papy (PSDB), que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico. A medida tem foco especial na prevenção entre jovens, público que mais consome o dispositivo.

“O consumo de cigarros eletrônicos vem crescendo entre os jovens, em parte devido ao marketing direcionado, e à percepção de que são menos prejudiciais que os cigarros tradicionais. O programa pode ajudar a desmistificar essa ideia e prevenir que uma nova geração se torne dependente de nicotina”, defendeu Papy.

O cigarro eletrônico funciona a partir da vaporização de líquidos com nicotina, aromatizantes e outros componentes, em vez da queima do tabaco. Apesar da aparência mais “moderna” e dos sabores variados — como frutas, café e chocolate —, a nicotina continua sendo altamente viciante e associada a doenças respiratórias e cardiovasculares.

A proposta prevê a realização de eventos, palestras, seminários, campanhas e debates para alertar sobre os riscos do consumo e incentivar hábitos mais saudáveis. Para o autor, a conscientização também pode contribuir para reduzir gastos futuros com tratamentos de saúde relacionados a doenças provocadas pelo uso da nicotina.

O texto aprovado segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP), que poderá transformar o projeto em lei ou vetá-lo, sem prazo definido para decisão.