Revista MS

Deputado de MS luta pelo fim do foro privilegiado: 'somos todos iguais' (vídeo)

Deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) articula a extinção do foro privilegiado para políticos no País. Ele defende que os congressistas não devem ter essa benesse. 

Nogueira, aliado de Jair Bolsonaro, refletiu que deputados e senadores são seres ''iguais a todo mundo''. Na noite desta terça-feira (12), o parlamentar disse participar de diversas reuniões e encontros para derrubada do foro. 

Atualmente, o ''foro por prerrogativa de função'' alcança milhares de políticos e autoridades no Brasil. No caso dos governadores de estado e conselheiros dos tribunais de contas, o foro é o Superior Tribunal de Justiça e deputados estaduais respondem processos perante os tribunais de Justiça nas respectivas unidades da federação.  

''Se aprovada essa PEC, vai tirar a corda do pescoço de muitos parlamentares que estão com processos no Supremo Tribunal Federal'', comentou Rodolfo. Ele sugere que parlamentares sofrem perseguição jurídica e chantagem pela Corte Suprema com as ações mantidas lá. 

''Deputado e senador não é melhor que ninguém e tem que ter o foro normal de primeira instância [da Justiça]'', refletiu novamente. 

Perseguição 

Nos bastidores, comenta-se que a PEC defendida por Nogueira seja uma forma de políticos e até o ex-presidente Jair Bolsonaro se ‘’livrarem do processo’’ no STF. No entanto, a Corte já teria adiantado que, ainda que aprovada a proposta, o caso de Bolsonaro não sairia do Supremo. 

A proposta é defendida por muitos parlamentares da direita e também do chamado ''centrão''. 

Your browser does not support HTML5 video.