O tempo começa a esquentar nesta terça-feira (12) em Mato Grosso do Sul, apesar do frio ainda predominar em todo o estado. A previsão indica tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens, em decorrência da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens, impede a ocorrência de chuva e mantém o tempo firme, segundo o Cemtec (Centro de Monitoração do Tempo e do Clima de MS).
As temperaturas mínimas seguem amenas ao amanhecer com valores variando entre 6°C e 13°C. Ao longo dessa semana, as temperaturas máximas estarão em elevação com valores que podem atingir os 22°C a 27°C, principalmente nas regiões norte, pantaneira e bolsão.
A baixa umidade do ar será destaque, com índices variando entre 8% e 20%, caracterizando estado de atenção e aumentando o risco de incêndios florestais. Devido à presença do ar seco são esperadas altas amplitudes térmicas, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 6-8°C e máximas entre 22-24°C para as regiões sul, conesul e grande Dourados. Pontualmente podem ocorrer valores abaixo dos 4°C, o que pode favorecer a ocorrência de geada.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 10-13°C e as máximas entre 25-27°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 7-9°C e máximas entre 24-27°C.
Em Campo Grande, a mínima é de 10°C e máxima alcança os 25°C durante a tarde. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.