Operação ''Rastro Cirúrgico'', da Polícia Federal, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12), em Selvíria, Aparecida do Taboado, em MS, e São José do Rio Preto (SP). O alvo principal foi o secretário de Saúde da cidade, Edgar Barbosa dos Santos, suspeito de envolvimento em fraudes em licitações e contratos no setor.
A PF divulgou que 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades. Também determinou o afastamento do gestor e demais investigados, alguns servidores públicos, para evitar que o crime tenha continuidade. Houve bloqueio de bens de alguns alvos da operação, que somam R$ 5 milhões.
Armas, dinheiro, carros e motos de luxo foram apreendidas pelos agentes federais. Igualmente foram achadas pedras preciosas com um dos investigados.
Fraude
Ainda segundo a polícia, foram identificadas situações de não cumprimento de contratos na área da Saúde, assim como superfaturamento e sobrepreço em licitações e contratos.
Chamou a atenção a existência de múltiplos contratos administrativos semelhantes, sem publicação nos sistemas de transparência e vários pagamentos pelo mesmo procedimento.
O espaço está aberto para manifestação dos envolvidos.