Revista MS

Nelsinho ignora críticas e omissão de Lula e busca diálogo contra 'tarifaço' nos EUA

Senador Nelsinho Trad (PSD) diz que a missão do Parlamento brasileiro é de buscar diálogo nos EUA para reverter o tarifaço de 50% aplicado por Donald Trump aos produtos brasileiros. 

Nesta segunda-feira (21), o ex-prefeito de Campo Grande, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ignorou promessa de boicote de Eduardo Bolsonaro (PL) contra a missão de senadores que vai aos Estados Unidos no próximo dia 30 de julho. 

Na visão de Trad, o objetivo é abrir um canal de diálogo junto a congressistas americanos para que, em seguida, se abra um canal de discussão sobre as tarifas com o Governo Trump. O senador lamentou omissão do Governo Lula no assunto. 

”O mínimo que eu podia tentar fazer é isso. Um ‘tsunami’ desse passar na frente da nossa Comissão, com a oportunidade que a gente tem de fazer o nosso protagonismo”, refletiu Nelson Trad Filho. 

Trad disse que o Senado vai fazer a parte dele, mas que o resultado positivo não depende disso e sim do Governo Federal. Ele lamentou que o governo brasileiro não tenha enviado, até o momento, representante para discutir o assunto com a gestão Trump, sobre a crise que ele considera um problema gigantesco. 

Missão 

A senadora Tereza Cristina (Progressistas) também integrará a comitiva, com embarque previsto para 30 de julho. Ela chefiou o Ministério da Agricultura no Governo Bolsonaro e tem relacionamento externo considerado bom e amplo. 

Boicote

O filho de Bolsonaro, deputado Eduardo, além do jornalista brasileiro Paulo Figueiredo, prometeu boicotar o grupo de senadores nos Estados Unidos. Os dois entendem que a punição ao Brasil também pode servir de pressão para que o Congresso vote projeto de anistia ao ex-presidente e demais apoiadores que eles consideram perseguidos políticos.