A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet (MDB) avalia que a família Bolsonaro induziu o presidente americano, Donald Trump, a erro e por isso o ‘’tarifaço’’ de 50% foi aplicado ao Brasil.
A sul-mato-grossense comentou, em programa da Globonews, sobre as tarifas impostas pelos EUA e disse que os Bolsonaro mentiram.
''O governo do presidente Lula não saiu da mesa de negociação, porque não conseguiu sequer sentar-se à mesa. Não temos com quem dialogar'', lamentou a ministra. Tebet diz que intermediários do governo brasileiro estão em negociação com autoridades americanas, mas até o momento não houve abertura para diálogo. Mesmo assim, não prevê o caos.
''Se fosse há 15 anos, estaríamos realmente vivendo uma situação caótica. Não quero diminuir o peso, a importância e a gravidade dos fatos, mas a grande realidade é que o Brasil conseguiu diversificar a sua matriz econômica e, mais que isso, os seus parceiros'', refletiu Simone.
A emedebista destacou a importância do Brics em razão do que os países compram e vendem para o Brasil. Sobre as exigências de Trump para não implementar a nova tarifa, Tebet diz que a regulação das big techs é inegociável por parte do Brasil.
Ainda na entrevista para a Glonews, Simone disse que o País está preparado para amortecer os impactos da nova tarifação.