Deputado Vander Loubet (PT) anunciou, esta semana, que o presidente Lula (PT), em breve voltará ao Mato Grosso do Sul. O destino mais provável é o município de Antônio João, local histórico de conflito de terras entre indígenas e produtores rurais.
A vinda presidencial se refere à demarcação da Terra Indígena Nhãde Ru Marangatu, do Povo Guarani Kaiowá. Em 2024. O STF, em audiência de conciliação, promoveu acordo entre as partes. Neste caso, os proprietários rurais sairão das terras, mas serão indenizados e os nativos ocuparão o território, dessa vez com a garantia da demarcação.
O valor da indenização ultrapassa R$ 146 milhões e a União ficará responsável pelo pagamento, incluindo benfeitorias e precatórios. A disputa na área sempre foi motivo de grande tensão, se arrastando pelos últimos 30 anos.
Vindas
Loubet disse desconhecer a data exata, mas garantiu que será em breve, se referindo ao mês de julho, o que é pouco provável de acontecer. O deputado federal detalhou que é possível abrir novas agendas para Lula, mas sem definição até o momento.
Lula já veio três vezes ao MS no terceiro mandato. Uma em Corumbá, Campo Grande e por fim Ribas do Rio Pardo.