Revista MS

Sem limpeza da prefeitura, comerciantes pagam para ter bueiro limpo no Aero Rancho (vídeo)

Cansados de esperar por ações da prefeitura, comerciantes da Avenida Rachel de Queiroz, no bairro Aero Rancho, estão pagando do próprio bolso para manter bueiros limpos na região, em Campo Grande. A medida, segundo eles, é uma forma de preservar a higiene do local e não afastar a clientela por causa do mau cheiro e da sujeira acumulada.

Ismael Gomes, que tem uma barbearia em frente a um supermercado na avenida, já precisou contratar informalmente um trabalhador para retirar o lixo de um dos bueiros, após perceber que nenhuma equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) aparecia para fazer a limpeza.

“Varremos aqui todos os dias, mas o bueiro enche de sujeira com o tempo, principalmente na época de chuva. Isso gera mau cheiro, atrai insetos e acaba afetando o movimento no comércio. Nunca vi nenhuma equipe da prefeitura limpando os bueiros por aqui”, relata o comerciante.

Sem alternativa, Ismael resolveu agir. “A sujeira já estava incomodando há algum tempo. Um dia, um rapaz passava com uma enxada e paguei para ele entrar no bueiro e tirar o lixo. Foram dois sacos grandes de sujeira”, conta.

De acordo com os comerciantes, o abandono da manutenção urbana compromete a imagem do bairro e causa prejuízo para quem depende do movimento na região. A limpeza de bueiros, que deveria ser realizada periodicamente pelo poder público, tem ficado nas mãos da própria população.

Your browser does not support HTML5 video.