Revista MS

Corte de gastos é para manter equilíbrio e geração de emprego e renda, diz Rodrigo Perez

Secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Perez, destacou ao TopMídiaNews, nesta quarta-feira (6), que o corte de gastos promovido pela Gestão Riedel trará benefícios diretos ao Estado. Dessa forma, diz o gestor, o equilíbrio financeiro é mantido, assim como a capacidade de investimento. 

Perez detalhou a série de medidas adotadas pelo Estado para conter despesas e que isso faz parte de uma diretriz estratégica para manter MS competitivo na atração de capital privado. Neste caso, MS segue oferecendo contrapartida a infraestrutura básica necessária para novos empreendimentos – que são os geradores de renda e emprego para a população.  

Rodrigo explicou que não se trata de um corte linear. A ideia é que cada secretário avalie os contratos e planeje prioridades, culminando em uma redução de custeio na ordem de 25%, claro, em áreas não essenciais.

O gestor citou suspensão na compra de veículos, com exceção de viaturas policiais ou de serviços essenciais. Realização de eventos e alguns contratos de tecnologia estão entre os que sofrerão ajustes, informou o titular da Segov.

Um exemplo é o Detran-MS, que fará um aditivo em contrato de tecnologia para envio de mensagens por SMS e WhatsApp, mas economizará em outro contrato com os Correios, cinco vezes mais caro. 

''O objetivo central dessa contenção é garantir que o custeio do Estado permaneça sob controle, viabilizando investimentos públicos que gerem crescimento econômico, empregos e renda para a população'', refletiu Perez

Ainda segundo informado pelo secretário, a estimativa mínima de economia é de R$ 650 milhões. No entanto, o governo espera resultados ainda mais expressivos. 

'Com esse esforço de gestão, Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a responsabilidade fiscal e com um modelo de desenvolvimento sustentável, focado na eficiência e no futuro'', finalizou o secretário