Revista MS

Cirurgia inédita em MS permite criança com deformidade na mandíbula a comer e respirar melhor

Uma criança de apenas quatro anos com deformidade grave na mandíbula passou por uma cirurgia inédita nesta terça-feira (5) no Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), vinculado à Rede Ebserh. O procedimento marcou a estreia do uso de distratores mandibulares extraorais na instituição, um importante avanço no tratamento de deformidades faciais severas em crianças.

A paciente foi diagnosticada com anquilose temporomandibular, condição em que a articulação entre a mandíbula e a base do crânio se funde, limitando gravemente a abertura da boca. O problema teve início nos primeiros meses de vida, em decorrência de otites de repetição, e passou a comprometer o crescimento mandibular, além de prejudicar funções vitais como a alimentação e a respiração.

A cirurgia de alta complexidade mobilizou uma equipe multidisciplinar das áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Crânio-Maxilofacial, Anestesiologia e Cirurgia Torácica. Com o distrator já instalado, a mandíbula da paciente será expandida gradualmente ao longo das próximas semanas, promovendo o desenvolvimento facial e melhorando progressivamente a deglutição e a função respiratória.

Responsável pelo caso, a cirurgiã bucomaxilofacial Dra. Janayna Paiva destacou a importância do novo recurso. “A aquisição dos distratores mandibulares extraorais é de suma importância para o atendimento de crianças na primeira infância e, especialmente, de recém-nascidos com deformidades graves de mandíbula, que muitas vezes impedem até mesmo a amamentação nos primeiros dias de vida. A disponibilidade desse dispositivo no nosso serviço representa um avanço não apenas na assistência prestada, mas também no papel do Humap enquanto hospital de ensino”.

Ela também ressaltou a ampliação da capacidade de atendimento com a chegada de novos profissionais, como o Dr. Bruno Ayub, cirurgião crânio-maxilofacial. Segundo ela, a integração de especialistas tem fortalecido a atuação do hospital em casos complexos e sindrômicos.

Os distratores mandibulares extraorais são dispositivos fundamentais no tratamento de deformidades provocadas por infecções, traumas ou síndromes congênitas, como Pierre Robin, Goldenhar, Treacher Collins e Crouzon. Nesses casos, a intervenção precoce é crucial para manter as vias aéreas desobstruídas e garantir o desenvolvimento adequado da face.

Com o novo equipamento e a realização da cirurgia pioneira, o Humap-UFMS se torna o primeiro hospital de Mato Grosso do Sul a ofertar esse tipo de tratamento especializado, reforçando sua posição como referência regional em cirurgias craniofaciais pediátricas de alta complexidade.