Revista MS

Paciente denuncia falta de medicamentos no Caps Guanandi

Uma paciente do Caps AD Guanandi, que faz uso contínuo de medicamentos controlados, denunciou a falta de remédios na rede pública de saúde, mesmo quando o site oficial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que há estoque disponível.

Ela afirma que toma diariamente remédios como Carbamazepina 200 mg, Ácido Valproico 500 mg, Amitriptilina 25 mg e Fenobarbital 100 mg, todos utilizados no controle de condições neurológicas e psiquiátricas.

Segundo a paciente, ao consultar o sistema online da Sesau, filtrando pelo estoque da farmácia do Caps Guanandi, onde costuma retirar a medicação, todos os medicamentos constavam como disponíveis. No entanto, ao comparecer à unidade, foi informada pela farmacêutica que não há Fenobarbital há cinco meses e também não há Amitriptilina.

Além dos medicamentos que constam na lista da rede pública, a moradora relata que ainda precisa comprar outros, que são de uso contínuo, mas raramente estão disponíveis nas unidades, como Oxcarbazepina 300 mg e Diosmina, este último, segundo ela, “aparece no estoque apenas duas vezes por ano”.

“A impressão que dá é de um estoque fantasma, porque no site da Sesau mostra que tem, com atualização feita no dia 15 de julho. Mas quando vamos até lá, ouvimos que está em falta há meses. É uma situação que beira o absurdo. Isso não é só um erro de sistema, é um descaso com quem depende do SUS e mal tem dinheiro para comprar arroz e feijão”, desabafa a paciente.

Ela também questiona o destino da verba destinada à compra desses medicamentos. “Se a verba vem, por que não chega até a população? O que está acontecendo com essa distribuição?”, questiona.

A prefeitura foi questionada quanto ao fornecimento de medicamentos essenciais à população e a desorganização entre a comunicação digital do sistema e a realidade nas unidades de saúde. Até o momento, não houve posicionamento oficial da Sesau sobre o caso.