O senador Nelsinho Trad (PSD) noticiou que um senador americano prometeu lutar com ênfase para anular, suspender ou adiar as tarifas de 50% impostas ao Brasil pelo Governo Trump.
Trad lidera comitiva de senadores que estão na América para distensionar o clima entre os dois países. Ele citou a manifestação do senador Thom Tillis, da Carolina do Norte, contra a tarifa a vigorar em 1º de agosto.
Foi detalhado pelo senador Thom, em encontro no Congresso dos EUA, nesta terça-feira (29), que o tarifaço de Trump é alvo de questionamentos judiciais, por isso há chances disto ser, ao menos, suspenso.
Outro ponto destacado por Nelsinho é que o senador americano considerou a medida um erro político com efeitos negativos para produtores e consumidores dos dois países. Tillis, repostou Trad, elogiou o posicionamento técnico da comitiva brasileira e lamentou a ausência de outros colegas republicanos nas discussões.
Ainda segundo o texto, demais parlamentares da missão brasileira relataram que, em dado momento, Tillis chegou a dizer que defendeu o Brasil com interlocutores do Departamento de Comércio e reforçou que a economia não deveria ser usada da maneira como conduz o presidente Trump.
Na manhã desta quarta-feira (30), a comitiva brasileira de senadores dará uma entrevista coletiva para detalhar as ações realizadas e os próximos passos em solo americano.