Revista MS

Bolsonaro evita falar sobre Zambelli: 'Tem censura no Brasil ou não?' (vídeo)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou se manifestar, nesta quarta-feira (30/7), sobre a prisão da deputada federal Carla Zambelli. Ao ser questionado por jornalistas sobre o caso, ao chegar à sede do PL, Bolsonaro, a princípio, ficou em silêncio e, logo depois, respondeu com uma pergunta: “Tem censura no Brasil ou não?”. 

Foragida da Justiça brasileira, Carla Zambelli foi presa nesta terça-feira (29/7), em Roma, na Itália. Bolsonaro foi questionado por repórteres, ao chegar à sede do Partido Liberal (PL), sobre a prisão da deputada federal, mas se manteve em silêncio.

Por decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, não há qualquer proibição para que o ex-presidente conceda entrevistas, mas, como há veto para o uso de falar em redes sociais, o político tem evitado declarações.

O que está acontecendo?

•    O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, além de estar sujeito a outras medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, como a proibição do uso das redes sociais, inclusive por meio de outras pessoas.

•    Na tarde de terça (22/7), o ministro Moraes proferiu despacho no qual explicitou que a cautelar de proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros, “inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas de redes sociais de terceiros”.

•    O despacho de Moraes detalhando as restrições ao ex-presidente foi publicado após questionamento do Metrópoles sobre o temor manifestado pelo ex-presidente de que conceder entrevista poderia levá-lo à prisão.

•    Nessa quinta-feira (14/7), o ministro não decretou a prisão do ex-presidente, mas fez uma advertência: caso ele descumpra novamente alguma regra, a prisão será imediata.

•    Os advogados de Bolsonaro argumentaram que o ex-presidente não violou as regras impostas, e que ele não tem poder sobre as redes sociais de terceiros.

No fim de maio, Zambelli fugiu do Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Antes de chegar à Itália, onde possui cidadania, a parlamentar passou pelos EUA. Ela foi presa em um apartamento em Roma, onde morava desde o início de junho. De acordo com o deputado italiano Angelo Bonelli, as autoridades encontraram a brasileira graças a uma denúncia realizada por ele