Revista MS

CEO do Zoom usa avatar de IA em reunião com investidores

Resumo
  • O CEO do Zoom, Eric Yuan, usou um avatar de IA para apresentar os investimentos da empresa em inteligência artificial.
  • A “versão IA” do CEO destacou avanços nas ferramentas da empresa, citando clientes importantes que adotaram as soluções do Zoom no setor.
  • Yuan prevê que avatares de IA poderão tomar decisões programadas para replicar ações humanas em reuniões virtuais.

O CEO do Zoom, a popular plataforma para reuniões online, colocou seu avatar de IA para participar da apresentação dos resultados financeiros. Eric Yuan, ou melhor, sua versão IA, falou nos momentos iniciais da apresentação para explicar rapidamente os investimentos da empresa em inteligência artificial. O Yuan real apareceu mais tarde na transmissão, afinal, não poderia deixar os investidores falando com um deepfake.

Como foi a participação da IA do CEO do Zoom?

A versão de IA de Eric Yuan explicou no início da apresentação de resultados as ferramentas de IA do Zoom. Por se tratar de um tópico importante no mercado atual, é fundamental que companhias de capital aberto falem sobre elas na divulgação dos resultados trimestrais.

A IA de Yuan destacou que os serviços de inteligência artificial da empresa ganharam novas habilidades, entre elas a capacidade de agir como agente de IA. Essa parte da apresentação também mostrou dois clientes grandes que adotaram ferramentas de inteligência artificial do Zoom: a Raymond James (banco de investimentos) e a Rakuten (empresa de tecnologia).

O avatar de Yuan utilizou uma voz robótica, deixando bem claro que havia algo estranho na apresentação do CEO. Se você nunca ouviu a voz real de Yuan, pode ouvi-la a partir de 30 minutos, quando ele começa a participar de verdade da videochamada. A versão IA do CEO aparece a partir de 3 minutos do vídeo.

Yuan já comentou anteriormente a sua visão sobre o uso de avatares de IA em reuniões. O CEO do Zoom prevê um cenário no qual os avatares serão capazes de tomar decisões, já que o LLM poderá ser programado para copiar o posicionamento da pessoa.

Nem o CEO do Zoom gosta de reuniões no Zoom?

O Zoom já virou alvo de memes no Brasil (que surpresa). Páginas costumam associar a plataforma a situações ruins, como dizer que, em vez de aproveitar a natureza, estamos participando de reuniões online. Se você reclama de reuniões no Zoom que poderiam ser um e-mail, ou concorda com os memes, talvez até o próprio CEO da plataforma concorde com você.

Com informações do TechCrunch e The Verge

CEO do Zoom usa avatar de IA em reunião com investidores