Revista MS

Em reunião com secretário, Ronilço Guerreiro defende planejamento e incentivos para fortalecer indústria e comércio de Campo Grande

Presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara Municipal de Campo Grande, Ronilço Guerreiro convidou o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, para conversar com os vereadores sobre vários temas, entre eles a Lei do PRODES (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social) e incentivos para captar novas indústrias e fortalecer o comércio da Capital.

Guerreiro enfatizou a necessidade de um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo do município e alertou para a importância de grandes investimentos e políticas públicas que ofereçam incentivos fiscais, visando evitar a migração de indústrias para cidades vizinhas.

De acordo com Ronilço Guerreiro, é fundamental que Campo Grande se prepare para atrair e manter empresas que geram renda, empregos e contribuem para a transformação da matriz econômica do município. “Não podemos apenas reagir à perda de empresas e isso tem acontecido frequentemente, basta ver as inaugurações de indústrias pelo interior do Estado. Precisamos pensar estrategicamente, criar um ambiente atrativo com incentivos reais, pois a indústria é parte essencial no desenvolvimento da cidade”, disse.

Na mesma reunião, o vereador cobrou explicações sobre o veto à isenção do IPTU para os comerciantes que atuam no Corredor Cultural e Gastronômico da Rua 14 de Julho. Ele ressaltou que o projeto foi responsável por revitalizar a região central da cidade, trazendo vida, movimento e novas oportunidades para o comércio local. No entanto, pontuou que é preciso que a Prefeitura faça sua parte e ofereça condições para que esses empreendedores se mantenham. “O Corredor Gastronômico trouxe um novo fôlego para o Centro de Campo Grande. Mas não adianta apenas dizer que incentiva, precisa ter políticas públicas para isso. A isenção do IPTU seria um passo importante para consolidar esse movimento”, defendeu o vereador.

PRODES

A reunião com Ademar também teve como foco a discussão sobre a modernização da Lei do PRODES, que busca impulsionar novos investimentos e fomentar o crescimento econômico local. A proposta, conduzida pela Semades, prevê, entre outras medidas, a revisão da cláusula de reversão, que trata da retomada de áreas doadas a empresas que não cumpriram os termos da concessão.

Ademar destacou que a modernização da lei é uma das prioridades para este semestre e afirmou que o município intensificou a fiscalização do uso correto das áreas concedidas anteriormente e iniciou o processo de retomada de terrenos não utilizados conforme os critérios do programa.

A proposta de atualização da Lei do PRODES deve ser encaminhada ao Legislativo Municipal até julho. A expectativa é que as mudanças promovam um ambiente mais favorável para atração de investimentos, instalação de novos empreendimentos e geração de empregos na Capital.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador