Revista MS

Campanha alerta para sinais de doenças ósseas em crianças e bebês

A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica vai promover, por meio das redes sociais, uma campanha para conscientizar a população de Campo Grande sobre diversos temas relacionados à saúde ortopédica infantil.

Os assuntos abordam desde fraturas em bebês recém-nascidos (relacionadas ao parto) até sinais de tumores ósseos na infância e a importância de buscar atendimento médico quando a criança sofre fratura por traumas de baixa energia — aqueles que, normalmente, não causariam fraturas, podendo indicar doenças ósseas, como tumores ou condições genéticas associadas.

Os conteúdos divulgados também vão tratar da relação entre infecções dentárias e o risco de evoluírem para infecções nas articulações ou nos ossos em crianças, devido à imaturidade do sistema imunológico.

Esses temas serão abordados por meio de vídeos que serão compartilhados nas redes sociais da Sociedade.

Com o objetivo de aprofundar os temas, a Sociedade vai promover, de 29 a 31 de maio, o XIII Congresso Troia: Atualizações em Traumatologia e Ortopedia Infantil.

A programação científica será de altíssimo nível, com palestrantes renomados e oportunidades únicas de networking. O evento vai abordar doenças ortopédicas que requerem tratamento logo após o nascimento, sinais e sintomas de tumores ortopédicos e doenças genéticas que merecem atenção, fraturas ocultas, fraturas comuns em recém-nascidos e a relação entre problemas dentários e infecções ósseas e articulares graves.

“São temas que, muitas vezes, passam despercebidos e a criança pode sofrer as consequências. E, quanto mais cedo diagnosticados, melhor é o prognóstico”, diz a ortopedista Laís Przysiada.

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever pelo link: https://troia2025.sbop.org.br/programacao.