Estima-se que, até 2034, 15,62 milhões de ha de pastagens plantadas em Mato Grosso estarão aptas para serem convertidas para agricultura, impulsionando a produção agrícola do Estado. A projeção faz parte do conteúdo do “Outlook 2034”, material do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro), que aponta estimativa do agronegócio em Mato Grosso de 2024 a 2034, envolvendo seis culturas: soja, milho, algodão, boi, suíno e frango.
O estudo ressalta que, mesmo com a redução de área destinada à bovinocultura, a produção de carne bovina em Mato Grosso é projetada para crescer, “alcançando 1,90 milhão de toneladas em 2034, devido a investimentos em tecnologia e genética animal, o que potencializa a oferta estadual tanto na agricultura quanto na pecuária”.
Nos últimos anos, diz o relatório, Mato Grosso tem avançado em infraestrutura para superar desafios logísticos, especialmente na dependência do transporte rodoviário durante picos agrícolas e entressafra de fertilizantes.
“Projetos como o da FICO, atualmente em andamento, são fundamentais para expandir a capacidade portuária e reduzir custos de transporte, enquanto a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, com investimento de R$ 14 bilhões, promete conectar Cuiabá a Lucas do Rio Verde até 2028, fortalecendo Mato Grosso como hub logístico estratégico no Brasil”, relata o estudo da Imea.
Avanço na produção agrícola
As projeções do Imea indicam expansão na produção de algodão, milho e soja entre as safras 2023/24 e 2033/34.
Segundo o estudo, nos próximos 10 anos, a área de algodão em MT deve crescer 40,62%, enquanto a ocupação do milho e da soja avançará 60,20% e 33,18%, respectivamente.
Soja: 16,62 milhões de hectares de ocupação em 2033/34
Espera-se, para a safra 2033/34, uma área de 16,62 milhões de hectares de soja em Mato Grosso, avanço de 33,18% sobre a temporada 2023/24, o que corresponderá a uma taxa média de crescimento anual de 2,91%.
Dessa forma, diz o estudo do Imea, até 2034, o ritmo de crescimento anual deverá ser menor que o observado nos últimos 10 anos – taxa média de 3,99% ao ano.
“Essa desaceleração é atribuída ao tamanho significativo da área já ocupada pela cultura no Estado, uma vez que, para manter o ritmo de crescimento dos anos anteriores, seria necessário continuar com uma expansão (em valores absolutos) superior aos últimos anos”, justifica o relatório.
Nos próximos 10 anos, os avanços do rendimento serão um importante impulsionador para a produção de soja em Mato Grosso. Para isso, é esperado que os rendimentos da soja no Estado alcancem 64,71 sc/ha em 2033/34, o que corresponde a um avanço de 24,06% ante a safra 2023/24 e uma taxa de crescimento anual de 2,18% ao ano.
Com isso, diante da projeção de incremento das áreas semeadas em Mato Grosso e da estimativa de aumento na produtividade, projeta-se que a produção de soja do Estado passe de 39,05 milhões de toneladas, na safra 2023/24, para 64,52 milhões de toneladas, na temporada 2033/34, um avanço de 65,22%, e crescimento médio anual de 5,15%.
Milho: área de 10,90 milhões de hectares em 2033/34
Com o crescimento de área e a larga escala de produção, o cultivo de milho em segunda safra se tornou o principal em Mato Grosso. Apesar dessa vasta extensão na produção nos dois últimos ciclos, a cultura do milho em segunda safra ocupou 54,51% do total das áreas da soja na temporada 2023/24.
Assim, observa o estudo, com a disponibilidade de áreas que o Estado ainda tem em relação ao cultivo de primeira safra somada à crescente demanda de cereal nos últimos anos, é possível que a cultura do milho cresça ainda mais nos próximos anos.
Com base nas projeções do Imea para os próximos 10 anos, é esperado que a área de milho fique em 10,90 milhões de hectares na safra 2033/34, incremento de 60,20% em relação à safra 2023/24, com um crescimento anual de 4,83%.
“É importante salientar que o aumento da área destinada ao cultivo de milho está ligado ao incremento na participação sobre a área de soja”, ressaltam os analistas do Imea.
Dessa maneira, espera-se que a participação do milho suba para 65,57% até 2033/34. “Esse crescimento é impulsionado pela crescente demanda por milho para exportação e consumo interno, puxado principalmente pelas indústrias de etanol”, justifica o relatório.
Aumento de 6,4% na produtividade
Em relação à produtividade de milho em Mato Grosso, é aguardado para os próximos 10 anos um incremento de 6,37% no rendimento do cereal no estado, ante a safra 2023/24, saindo de 115,59 sc/ha para 122,95 sc/ha, no mesmo comparativo.
“Esse movimento é pautado pela expectativa de melhora nos investimentos e desenvolvimento de novas cultivares nos próximos anos”, destacam os analistas.
Com o incremento da área e produtividade, a produção de milho em Mato Grosso deverá atingir 80,38 milhões de toneladas na safra 2033/34, representando um crescimento de 70,40% em relação à safra 2023/24, e um avanço anual no período de 10 anos de 5,48%, em média.
Algodão: área de 2,06 milhões de hectares até a safra 2033/34
A projeção do Imea para os próximos 10 anos indica que Mato Grosso aumentará sua área de cultivo de algodão em 40,62% em relação à previsão para a safra 2023/24, alcançando 2,06 milhões de hectares até a safra 2033/34.
As estimativas apresentadas para a cultura são sustentadas pela expectativa de aumento da demanda pela pluma no mundo, pautada principalmente pelo crescimento demográfico mundial.
“Dessa forma, Mato Grosso possui papel fundamental no mercado global, o que deve incentivar a cotonicultura no estado, que já representa 72,81% do mercado nacional atual”, observa o estudo.
Com relação às projeções de produtividade de pluma de algodão em Mato Grosso, a estimativa é de um incremento de 8,38% na média estadual para os próximos 10 anos.
Assim, o indicador deve sair da estimativa de 120,94 @/ha, projetado para a safra 2023/24, alcançando 131,08 @/ha na safra 2033/34.
“O maior investimento em tecnologia/desenvolvimento deve promover o crescimento na produtividade de pluma de algodão no Estado”, destaca o Imea.
Com a expectativa de aumento na área e maior produtividade, a produção de pluma de algodão em Mato Grosso deverá atingir 4,04 milhões de toneladas na safra 2033/34, o que representa um crescimento de 52,41% no comparativo com a safra 2023/24. Dessa forma, o crescimento anual deve ficar em 4,30%, em média.
O post Imea: Em 10 anos, área ocupada com algodão, milho e soja crescerá 40,6%, 60,2% e 33,2%, respectivamente, em MT apareceu primeiro em Portal DBO.