Revista MS

Astronautas ‘presos’ no espaço finalmente vão voltar para a Terra

A espera acabou! A NASA programou para terça-feira (18) o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore – aqueles que estão “presos” no espaço desde junho de 2024.

A princípio, a dupla voltaria para a Terra na quarta-feira (19), mas a agência espacial dos EUA informou, em comunicado, que o processo será antecipado porque as condições climáticas devem estar mais favoráveis na região onde os astronautas vão pousar (na costa do Golfo da Flórida).

Astronautas ‘presos’ chegaram à ISS a bordo da Starliner, da Boeing, e vão voltar na Crew Dragon, da SpaceX

Os astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) dia 6 de junho de 2024, a bordo da cápsula Starliner, da Boeing. Mas a espaçonave apresentou problemas de funcionamento (mais detalhes no final desta matéria). Por isso, a NASA achou melhor trazer a Starliner de volta à Terra vazia e esperar o momento mais oportuno e seguro para “resgatar” Williams e Wilmore.

Sunita Williams e Barry Wilmore, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner para a Estação Espacial Internacional a serviço da NASA
Sunita Williams e Barry Wilmore, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner para a Estação Espacial Internacional a serviço da NASA (Imagem: NASA)

Com isso, uma missão de oito dias se estendeu por mais de nove meses. Agora, eles finalmente vão retornar à Terra, a bordo da Crew Dragon Freedom, da SpaceX. Junto a eles, estarão Nick Hague, também da NASA, e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov, da agência espacial da Rússia – membros da missão Crew-9.

A Crew-10, tripulação que vai substituir Williams e Wilmore, chegou à ISS no domingo (17). Confira abaixo uma imagem de quando os astronautas se cumprimentam, após a cápsula da SpaceX atracar na Estação Espacial:

Captura de tela de transmissão mostrando astronautas se cumprimentando após a cápsula da SpaceX atracar na Estação Espacial Internacional
Astronautas se cumprimentando após a cápsula da SpaceX atracar na ISS (Imagem: NASA)

A equipe que vai substituir a dupla “presa” é: Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA, Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta russo Kirill Peskov, da Roscosmos. Saiba mais sobre o time aqui e entenda aqui o que a missão Crew-10 vai fazer na ISS.

Leia mais:

A Crew Dragon deve desatracar da Estação Espacial pouco depois das 2h (horário de Brasília) na terça, com previsão de pouso para mais ou menos 18h20. Que dê tudo certo desta vez.

A saga dos astronautas ‘presos’ no espaço:

  • O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado no dia 5 de junho de 2024, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida;
  • Isso aconteceu após uma série de adiamentos;
  • A última suspensão foi em razão de um vazamento de hélio na cápsula;
  • O problema não foi entendido como tão grave, e a espaçonave decolou rumo à ISS;
  • No trajeto, mais vazamentos de hélio foram identificados;
  • A acoplagem também apresentou problema: uma anomalia fez cinco dos 28 propulsores do módulo falharem em seu funcionamento, atrasando a ancoragem em mais de uma hora;
  • Em agosto, a NASA anunciou que Williams e Wilmore vão voltar para casa em uma espaçonave Dragon, da SpaceX, junto com os tripulantes da missão Crew-9 (que foi lançada com apenas dois membros justamente para esse fim);
  • Já a cápsula Boeing Starliner foi enviada de volta à Terra vazia, por motivos de segurança, em setembro.

O post Astronautas ‘presos’ no espaço finalmente vão voltar para a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.