Revista MS

Câmara vota isenção de IPTU para imóveis de programas habitacionais nesta 5ª

Câmara Municipal agendou, para esta quinta-feira (27), votação de projeto que pode isentar o IPTU de mutuários de programas habitacionais, em Campo Grande.  

A mudança, segundo a divulgação está prevista na Lei 11.179/23, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 5.680, de 16 de março de 2016. Esse texto dispõe sobre a isenção de IPTU dos mutuários dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida – faixa social – áreas de desfavelamentos e loteamentos sociais executados pelo poder público. 

A proposta é dos vereadores Carlão e Clodoilson Pires. A votação será em primeira discussão.

Isenção 

Ainda segundo divulgado, o imóvel com classificação da obra nas categorias ‘’mínimo-inferior’’, ‘’mínimo-superior’’, ‘’baixo-inferior’’, ‘’baixo-médio’’, ‘’baixo-superior’’ e ‘’normal-inferior’’, considerado imóvel de habitação popular, faixa social ficam isentos do imposto. 

Mudanças 

A Câmara detalhou que, antes, a legislação previa a isenção para imóveis com valor venal de até R$ 83 mil. A proposição considera a dificuldade dos munícipes que acabam perdendo a isenção em razão de melhorias externas a seu imóvel, mas que possuem a renda mínima para a concessão.

Também foi dito na justificativa, que o projeto acrescenta que “desta forma, a alteração proposta neste projeto garantirá o efetivo alcance da norma isentiva, de modo que possibilitará ao munícipe atender a todos os requisitos exigidos para a concessão de isenção”.