Donald Trump disse, nesta quinta-feira (27/2), que planeja aplicar uma nova tarifa de 10% sobre produtos da China, intensificando as disputas comerciais impostas pelo presidente dos EUA, informou o canal britânico de notícias BBC.
As importações da China já enfrentam impostos na fronteira de pelo menos 10%, após uma ordem tarifária de Trump que entrou em vigor no início deste fevereiro/25, acrescentou a reportagem.
Trump também afirmou que pretende prosseguir com a ameaça de imposto de 25% sobre importações do Canadá e do México, que deve entrar em vigor em 4 de março.
Seus comentários foram feitos enquanto autoridades do México e do Canadá estavam em Washington para discussões com o objetivo de impedir esse plano, relatou o artigo.
Trump anunciou planos de tarifas de 25% sobre o México e o Canadá em 4 de fevereiro, a menos que os dois países aumentassem a segurança nas fronteiras.
Porém, na ocasião, o presidente dos EUA resolveu suspender temporariamente tais medidas (por um prazo de 1 mês) depois que os dois países concordaram em aumentar o financiamento da fronteira e conversar mais sobre o combate ao tráfico de drogas.
Nas redes sociais, contudo, Trump escreveu nesta quinta-feira que não acreditava que medidas suficientes tivessem sido tomadas para lidar com o fluxo de fentanil para os EUA, informou o texto da BBC.
“As drogas ainda estão chegando ao nosso país vindas do México e do Canadá em níveis muito altos e inaceitáveis”, escreveu Trump, acrescentando que “uma grande porcentagem” das drogas era feita na China.
As ameaças de Trump contra o México e o Canadá geraram alarme generalizado, já que a economia norte-americana está intimamente conectada após décadas operando sob um acordo de livre comércio, observa a reportagem da BBC.
Líderes dos dois países disseram anteriormente que imporiam tarifas retaliatórias aos Estados Unidos se a Casa Branca seguisse com seus planos.
Atrito com a China
Liu Pengyu, porta-voz da Embaixada Chinesa, disse que seu país já estava trabalhando com os EUA para abordar as preocupações sobre o fentanil e havia feito “progresso visual” em áreas como troca de informações, cooperação de casos e limpeza de anúncios online.
“Reduzir a demanda interna por drogas e fortalecer a cooperação policial são as soluções fundamentais”, disse Liu Pengyu em uma declaração, alertando que as medidas tarifárias de Trump “iriam afetar e minar a futura cooperação antinarcóticos entre os dois lados”.
“As tarifas unilaterais impostas pelos EUA não resolverão seus próprios problemas, nem beneficiarão os dois lados ou o mundo”,a firmou Liu Pengyu.
China, México e Canadá são os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, respondendo juntos por mais de 40% das importações dos EUA no ano passado, destaca a BBC.
O post Trump diz que EUA irão impor nova tarifa de 10% à China apareceu primeiro em Portal DBO.