Revista MS

Zuckerberg e Musk são reprovados por mais de 50% da população dos EUA

Em tempos de polarização nos EUA, uma das poucas coisas que unem o país é a opinião negativa em relação a Elon Musk e Mark Zuckerberg, reprovados por mais da metade da população.

Uma pesquisa publicada na última quarta-feira (19) pelo Pew Research Center avaliou o índice de aprovação popular dos dois bilionários.

Ambos recentemente protagonizaram polêmicas. Porém, o dono do Meta ainda é menos popular que o rival do Twitter (atual X). Zuckerberg é reprovado por 67% dos estadunidenses, enquanto Musk é visto de maneira negativa por 54%.

Recentemente, o CEO do Meta foi alvo de críticas após anunciar mudanças na moderação de conteúdo. Curiosamente, o mais reprovado Zuckerberg implementou um sistema de checagem similar ao de Musk no X.

Aliás, o fato dos reprovados ter Mark Zuckerberg à frente de Musk surpreende quando a pesquisa analisa as opiniões dos participantes por afiliação política.

Trump é do Partido Republicano e Elon Musk tem participação direta nas operações do governo dos EUA. Desse modo, 85% dos participantes da pesquisa que se declararam Democratas têm perspectivas negativas sobre Elon Musk. A maioria dos Republicanos, por outro lado, aprova Elon Musk.

Zuckerberg e Musk: reprovados por gregos e troianos

É compreensível que 75% dos eleitores do partido de Trump aprovem seu aliado mais famoso. No entanto, ao contrário de Musk, Zuckerberg é universalmente reprovado, mesmo após tentativas de aproximação ao modus operandi do dono da Tesla.

Por outro lado, o dono da Meta tem visões negativas por 60% dos Republicanos e 76% dos Democratas, de acordo com a pesquisa. Vale ressaltar que 85% dos Democratas reprovam Elon Musk, mas o que surpreende é Zuckerberg ficar pouco atrás.

Índice de reprovação de Musk e Zuckerberg por afiliação política nos EUA. Imagem: Pew Research Center/Divulgação

Os norte-americanos conhecem bem a figura de Mark Zuckerberg e a história do Facebook. O filme “A Rede Social” e suas ações no final da última década geraram uma imagem negativa de Zuckerberg. E, nos últimos anos, Zuckerberg conseguiu piorar o que já era ruim.

De acordo com a pesquisa, 67% dos adultos com menos de 30 anos expressaram visões negativas sobre Elon Musk. Por outro lado, Zuckerberg recebe 70% de reprovação deste grupo, possivelmente pelo impacto de suas plataformas nas vidas dos jovens.

No entanto, esse dado também ressalta que os jovens tendem a ter visões mais negativas em relação aos dois magnatas. Conforme mostra a pesquisa, pessoas com idade acima de 50 anos foram menos críticas. Entre este grupo, Musk é reprovado por 49%, enquanto Zuckerberg recebe 62% de reprovação.

A pesquisa selecionou aleatoriamente 5.086 adultos dos EUA, conduzindo entrevistas entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Apenas 3% dos participantes não sabiam quem era Elon Musk e 6% não conheciam Zuckerberg.

Sendo assim, o cenário pode mudar. As ações de Elon Musk começaram a afetar a população dos EUA, como demissões de servidores públicos, após a realização da pesquisa. Mas, segundo os dados, dificilmente os EUA vão deixar de odiar Mark Zuckerberg.

The post Zuckerberg e Musk são reprovados por mais de 50% da população dos EUA appeared first on Giz Brasil.