Restaurante de alto padrão localizado em um prédio, na Avenida Afonso Pena, se posicionou por meio de notas após uma cliente usar as redes sociais para fazer acusações de racismo e tratamento hostil durante atendimento no estabelecimento, em Campo Grande. Em postagem, a cliente relatou uma série de episódios que envolvem maus-tratos, desde a recepção até o atendimento no restaurante. Ela também afirmou que, durante sua visita, sofreu discriminação racial e foi tratada de maneira diferente de outros clientes.
De acordo com a versão apresentada pelo estabelecimento, a cliente e a namorada chegaram ao prédio antes da abertura oficial do restaurante, por volta das 11h58, e foram atendidas pela recepcionista, funcionária contratada pelo condomínio onde o restaurante está localizado. O restaurante esclareceu que, às 12h02, quando o salão foi oficialmente aberto, as clientes foram as primeiras a serem recebidas e encaminhadas ao local, sem qualquer outra pessoa sendo priorizada, como alegado pela cliente.
Conforme o advogado, Bruno Camatte, a direção do restaurante negou as acusações de hostilidade, enfatizando que as imagens de câmeras de segurança e os áudios da recepção comprovam que o atendimento foi respeitoso e cordial. Quanto ao suposto atendimento diferenciado a um cliente de pele branca, o restaurante afirmou que a pessoa mencionada chegou após as clientes e foi orientada a aguardar como todos os demais.
“Repudiamos, de forma veemente, qualquer acusação de práticas discriminatórias. O restaurante possui protocolos rigorosos de ética, pautados no atendimento responsável e inclusivo, reafirmando o compromisso com o respeito a todos os seus clientes”, frisou Bruno.
O restaurante também reagiu à alegação de que o garçom teria oferecido “pratos mais baratos”. Em defesa, a administração explicou que o restaurante oferece uma opção de prato executivo aos sábados, e que o garçom estava apenas apresentando uma alternativa regular do menu, sem qualquer intenção de discriminação.
Para combater as acusações, o restaurante registrou um boletim de ocorrência e anunciou que tomará as medidas legais cabíveis.
“Diante da gravidade das acusações, medidas legais já foram adotadas, com o registro de ocorrência, incluindo como vítimas os colaboradores citados. Continuaremos colaborando para que os fatos sejam esclarecidos e eventuais responsabilidades apuradas pelas autoridades competentes”, concluiu.
Entenda o Caso
Em postagem nas redes sociais, uma cliente relatou que, ao tentar almoçar com a namorada no restaurante de alto padrão, foi tratada de maneira hostil pela recepcionista, que, segundo ela, perguntou o que elas queriam no local e se negou a permitir a subida ao restaurante, alegando que o espaço estava fechado. A cliente ainda afirmou que, ao questionar o horário da reserva, foi orientada a aguardar.
Outro ponto levantado na publicação da cliente foi a alegação de que, após sua chegada, outro cliente teria sido atendido com mais cordialidade, apontando-o como um homem branco. Ela também criticou o atendimento do garçom, que, segundo ela, sugeriu pratos mais baratos, em comparação ao que ela e sua acompanhante haviam escolhido.
O caso segue sendo investigado. O espaço está aberto para manifestação das envolvidas.
Your browser does not support HTML5 video.
window.__oai_logHTML?window.__oai_logHTML():window.__oai_SSR_HTML=window.__oai_SSR_HTML||Date.now();requestAnimationFrame((function(){window.__oai_logTTI?window.__oai_logTTI():window.__oai_SSR_TTI=window.__oai_SSR_TTI||Date.now()}))