Revista MS

6 sinais que revelam que seu celular foi hackeado

Com perceber que um celular foi hackeado? Atualmente, os smartphones concentram uma série de informações sensíveis sobre seus usuários. Por este motivo, os principais fabricantes de aparelhos móveis do mundo investem muito em segurança para garantir a integridade dos dados dos clientes.

Celular hackeado: como proceder

Informações de saúde, bancárias, contatos e credenciais de acesso para diversas plataformas são alguns dos dados que normalmente são alvo de hackers. Além dos mecanismos nativos de segurança, é fundamental que os usuários evitem acessar sites suspeitos, clicar em links enviados por remetentes desconhecidos e adotem outras boas práticas online para não seguir com sua integridade digital intacta.

No entanto, mesmo adotando uma postura mais cuidadosa no ambiente digital os usuários não estão completamente imunes aos ataques hacker. Por isso, é importante ficar atento a alguns indícios que podem indicar que o smartphone está sob ataque. Confira a seguir 6 sinais que o seu celular foi hackeado

Bateria acabando mais rápido que o normal

Caso o smartphone esteja descarregando mais rápido que o normal, vale a pena checar se não existem aplicativos suspeitos sendo executados em segundo plano. Além do maior consumo de bateria, o aparelho pode apresentar superaquecimento mesmo em momentos em que não está sendo utilizado.

Notificações e solicitações de código para login

Outro sinal são os pedidos inesperados para realização da verificação de dois fatores para acessar as contas. Nesses casos as solicitações de acesso podem estar partindo de cibercriminosos que estão tentando tomar o controle sobre perfis de suas vítimas em plataformas digitais.

Câmera e microfone ligadas

Se a câmera e o microfone ligarem de maneira inesperada, isso pode significar que o usuário é vítima de ataque hacker. Os ataques estão ficando cada vez mais sofisticados, o que significa, que além de acesso a dados sensíveis, cibercriminosos também estão sendo capazes de controlar recursos dispositivos.

Apps desconhecidos

Um forte indício de que você pode estar sendo vítima de hackers é a presença de apps desconhecidos no smartphone. Esses aplicativos podem ter sido instalados por terceiros e estar coletando dados sensíveis. Por este motivo, é uma boa prática revisar a lista de apps instalados no smartphone sempre que possível.

Mensagens suspeitas enviadas do seu celular

Alguns softwares maliciosos são capazes de enviar mensagens a partir de seu smartphone. Por isso, além de ficar de olho nos SMS recebidos, vale a pena conferir o histórico de mensagens enviadas no mensageiro nativo de sua plataforma móvel preferida.

Pop-ups estranhos

Por fim, caso muitos pop-ups de anúncios de produtos e serviços  comecem a ser exibidos durante o uso do smartphone, isso pode significar que o aparelho foi infectado por um “adware”, que, normalmente, infectam aparelhos após o usuário clicar em links ou anúncios em páginas suspeitas.

The post 6 sinais que revelam que seu celular foi hackeado appeared first on Giz Brasil.