Revista MS

5 erros comuns que podem danificar seu carro no sol

Assim como acontece com a pele humana, deixar o carro no sol por tempo prolongado danifica sua pintura, podendo causar manchas, descoloração e perda de brilho. O superaquecimento também pode deformar as borrachas das portas, vidros e para-brisas, bem como dos pneus, que enrugam, atrapalhando a funcionalidade.

Além disso, o lado de dentro também sofre. Os painéis, por exemplo, passam por uma espécie de “efeito estufa” no interior do veículo, acelerando o desgaste de seus componentes plásticos. Isso pode provocar desde ressecamento a prejuízo à maleabilidade das peças, que podem se tornar rígidas e cortantes.

Outro risco é para os estofamentos, cujo tecido pode manchar ou amarelar. Já no caso do couro, o sol pode causar fissuras e rachaduras, além de impulsionar a evaporação da umidade natural do material, acumulando ácaros e bactérias.

Por isso, saiba quais são os principais erros para evitar e proteger seu carro do sol:

1. Expor o carro ao sol sem sombras

O primeiro erro ao deixar o carro no sol é não prestar atenção no horário. Isso porque a melhor forma de proteger o veículo é deixando-o em um local com sombra – que muda ao longo do dia. Pensando nisso, o ideal é mantê-lo protegido principalmente das 10h às 15h, horário de maior incidência de raios nocivos, sobretudo no verão.

2. Comprar pneus de má qualidade

Em dias de calor extremo, pneus de má qualidade correm o risco de se desgastar mais rapidamente ou até estourar devido ao atrito com o solo quente. Ou seja, para prevenir que isso ocorra, é importante optar por boas marcas.

3. Não investir na proteção interior

Não colocar películas nos vidros para proteger o interior do carro também é um problema, pois elas protegem os componentes internos e reduzem o desconforto durante a direção. Na hora de adquirir uma película, deve-se considerar as leis de trânsito e as regulamentações, bem como a performance do item. Assim como as películas, protetores solares aluminizados protegem o interior do veículo e ajudam na climatização interna.

4. Não cuidar da hidratação

Produtos de hidratação para carros a base de silicone também podem ajudar a proteger o carro contra o desgaste e o ressecamento. É possível encontrá-los em lojas de autopeças, mas é preciso se atentar às recomendações de uso dos profissionais, pois algumas partes podem ter exigências específicas.

5. Negligenciar a manutenção e a higiene

Por fim, a manutenção preventiva também é necessária para evitar quaisquer defeitos. Por isso, é importante também prestar atenção na higiene: manter o carro limpo e bem cuidado por dentro e por fora ajuda a prolongar seu tempo de vida, mesmo com as adversidades, como as altas temperaturas.

The post 5 erros comuns que podem danificar seu carro no sol appeared first on Giz Brasil.