quarta-feira, 28/02/2024
HomeAgronegócioEmpoderadas da agroindústria mostram que o campo também é para mulheres

Empoderadas da agroindústria mostram que o campo também é para mulheres

Data:

Agricultora, pecuarista e apicultora. Essas são apenas algumas das profissões das milhares de mulheres expositoras que participam da 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.De acordo com informações da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no Pavilhão da Agricultura Familiar, por exemplo, 50% das agroindústrias que estão expondo são comandadas por mulheres.

O diretor de agricultura familiar e agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues, explica que as mulheres se diferenciam na hora de buscar mais conhecimento sobre o setor.“Na agroindústria, o homem se envolve mais com a produção de matéria-prima, enquanto as mulheres procuram participar de capacitações e novas técnicas de comércio, levando mais informações para o crescimento do negócio”.

Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do governo federal, atualmente as mulheres são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento.Quase tudo o que lucram, 90%, reinvestem na educação e no bem-estar da família. Trabalham cerca de 12 horas semanais a mais que os homens, mas somente 20% são proprietárias das terras onde produzem.

De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), além de justiça social, o empoderamento da mulher do campo pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta.50% das agroindústrias que estão expondo no Pavilhão da Agricultura Familiar são comandadas por mulheres.

Por Beefbif

spot_img
spot_img