sábado, 24/02/2024
HomeAgronegócioAurora Alimentos é premiada por atitudes sustentáveis no campo

Aurora Alimentos é premiada por atitudes sustentáveis no campo

Data:

Reforçando o compromisso que a Aurora Alimentos tem com o meio ambiente, o programa Coleta Segura recebeu mais uma premiação. A cooperativa divulgou na segunda-feira (7) que alcançou a terceira colocação no Prêmio Benchmarking, um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país.

Com aproximadamente 200 especialistas de 24 países participando da comissão técnica, o programa tornou-se uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto à sociedade brasileira.

O gerente de Suinocultura Valdir Schumacher e o assessor em Suinocultura da Aurora Alimentos e coordenador do programa, Sandro Luiz Treméa, receberam recentemente a premiação em nome da cooperativa durante o XV Bench Day, em São Paulo.

“O prêmio reconhece e valoriza empresas e instituições que fizeram a sustentabilidade sair do papel tornando-a realidade no dia a dia”, ressaltou a Aurora.

Treméa explicou que o Programa Coleta Segura oportuniza aos produtores de suínos, aves e bovinos, das 13 cooperativas filiadas à Aurora, o gerenciamento e destino adequado dos resíduos de saúde animal produzidos nas propriedades rurais. “Além de gerenciar, o programa preza pela sensibilização dos envolvidos em todo o processo”, disse em nota.

O diretor de Agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, disse que diariamente os produtores utilizam produtos veterinários para garantir os cuidados com a saúde dos animais, os quais causariam contaminações no meio ambiente se descartados incorretamente.

“Para solucionar o problema, a Aurora criou, em 2010, o Programa Coleta Segura com o objetivo de promover uma destinação ambientalmente adequada a esses resíduos, prezando pelo compromisso com o meio ambiente e a preocupação em todo o processo, desde o produtor até o consumidor, para garantir a segurança e primar pela saúde do agricultor, solo e animal”, salientou.

Os produtores que integram o programa recebem uma bombona (lixeira) e passam a depositar os resíduos das embalagens de uso veterinário neste recipiente. A empresa Atitude Ambiental é a responsável pelo recolhimento das embalagens.

“Os resíduos sólidos das propriedades são recolhidos e levados para a destinação correta. Com o projeto, já fizemos a destinação adequada de mais de 350 mil kg de resíduos”, concluiu Zordan.

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. O programa já certificou 373 práticas de 190 instituições de 27 diferentes ramos de atividades.

Por Carnetech

spot_img
spot_img