quarta-feira, 28/02/2024
HomeDestaqueEntregue reforma em escola indígena a 36 horas de barco de Corumbá

Entregue reforma em escola indígena a 36 horas de barco de Corumbá

Data:

A Aldeia Uberaba está localizada na Ilha Ínsua, região territorial de Corumbá, na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e fronteira com a Bolívia.

Em agenda pública no extremo Noroeste de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou, nesta terça-feira (18), a reforma da Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa, na Aldeia Uberaba, região de Porto Índio, município de Corumbá.

A aldeia, liderada pelo cacique Luiz Carlos Alvarenga, está localizada na Ilha Ínsua, região territorial do município de Corumbá e a 36 horas de barco da área urbana da cidade – na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e fronteira com a Bolívia, onde vivem 419 índios de 50 famílias.

As obras de construção de três salas de aula, dois alojamentos (masculino e feminino), banheiros e refeitórios; troca de cobertura, de esquadrias e pisos; reforma da cozinha e demais sanitários; e uma pintura geral de todas as paredes custaram R$ 947.659,60 aos cofres estaduais. Segundo Reinaldo, o Governo do Estado ainda investe em reformas e ampliação de outras unidades escolares indígenas, entre elas uma na Aldeia Kadiwéu, na região de Miranda.

“Essa reforma dentro da comunidade para nós é muita coisa. Através da escola, da educação, a comunidade pode desenvolver conhecimento, trabalho e outras coisas”, opinou o cacique Luiz.

Diretor da escola, Ademir Francisco de Souza Junior comemorou o investimento. “Agradeço o olhar atencioso do governador Reinaldo, que proporcionou a remodelação da nossa unidade escolar. Estamos tentando fazer o melhor trabalho possível para a comunidade visando uma educação de melhor qualidade para nossos alunos. Nosso governador investiu em educação, e isso é gratificante. Ele proporcionou novas ferramentas para o desenvolvimento humano dos nossos alunos”, discursou.
Mais investimentos – O governador disse ainda que vai construir um porto na Aldeia Uberaba, em parceria com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Para dar melhores condições do ir e vir”, anunciou. Ele ainda falou de cooperação com o deputado estadual Paulo Corrêa para destinar emendas parlamentares para o povoado.

Campograndenews

spot_img
spot_img