quarta-feira, 21/02/2024
HomePolíticaMinistro do STF tira de Moro investigação sobre Lula e seu filho

Ministro do STF tira de Moro investigação sobre Lula e seu filho

Data:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, determinou a retirada de um inquérito sobre o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atua o juiz Sérgio Moro.

O inquérito, que apura as delações do fundador da Odebrecht Emílio Alves Odebrecht e do executivo Alexandrino de Salles Ramos Alencar, foi encaminhado para a Justiça Federal de São Paulo, onde seguirá seu curso processual.

A decisão de Fachin teve como base um agravo regimental apresentado pela defesa de Lula. O ministro reverteu o envio do inquérito ao juiz Moro, relator da Lava-Jato na primeira instância, por entender que o caso não tem relação com a Operação.

Essa é a quarta investigação sobre o ex-presidente retirada da tutela de Sérgio Moro pelo ministro Edson Fachin. As informações foram divulgadas no site do STF.

Nas delações, os executivos da Odebrecht afirmam que, em contrapartida ao auxilio no relacionamente entre a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o empreiteiro Marcelo Odebrecht, a empresa apoiaria o filho de Lula na criação de uma liga de futebol americano.

Como o ministro Fachin não enxergou nenhuma relação entre o objeto da investigação e a Operação Lava-Jato, acolheu o pedido da defesa de Lula e remeteu o processo para a Justiça Federal de São Paulo, onde os fatos teriam ocorrido.

Midiamax

spot_img
spot_img