quarta-feira, 21/02/2024
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Projeto Pingo de Água chegará em Angélica

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projeto angelica

O Projeto Pingo de Água foi idealizado pelo SENAR-AR/MS e FAMASUL, contribuindo com a melhoria das condições de vida dos produtores, trabalhadores rurais e suas respectivas famílias, preferencialmente os que estejam socialmente organizados, por meio da oferta de serviço médico odontológico ambulatorial.

O objetivo do Projeto é ofertar serviço médico odontológico de natureza simples utilizando uma unidade móvel odontológica (consultório) nas áreas rurais do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta unidade estará no município de Angélica no dia 20 de junho, no Sindicato Rural.

Este documento refere-se às orientações sobre a atuação itinerante da Unidade Móvel do Programa Pingo de Água. O público-alvo deverá ser mobilizado pelo Sindicato Rural e seus parceiros.

O atendimento será feito preferencialmente em áreas rurais, principalmente em locais onde a população não tem acesso às unidades de saúde. Pretende-se atender trabalhadores, produtores rurais e suas famílias.

A unidade móvel poderá atender no máximo 22 (vinte e dois) pacientes por dia e realizar no máximo 05 (cinco) procedimentos odontológicos por paciente.

O prazo de permanência da Unidade Móvel do Projeto Pingo de Água deverá ser de no máximo 03 (três) semanas no município, conforme agendamento estabelecido pelo SENAR-AR/MS. Poderá atender em até três localidades diferentes, desde que permaneça no mínimo uma semana por localidade. A escolha do local de instalação será de responsabilidade do Sindicato Rural juntamente aos seus parceiros, devendo obedecer aos seguintes critérios:

– Realizar a atividade preferencialmente em área rural de forma a atender o público-alvo do Programa;

– O local escolhido deverá ter banheiro disponível para uso pelos participantes e pela equipe envolvida com a atividade;

– Rede de energia trifásica disponível (220V);

– Rede de água potável disponível para abastecimento da unidade móvel (caso não haja disponibilidade deve ser informado previamente pelo Sindicato para que seja viabilizada a compra de água para abastecer a unidade móvel);

– Hospedagem e alimentação para os profissionais que prestam o atendimento (dentista/motorista);

– Divulgação por meio de rádio, jornal, carro de som, etc., para conhecimento do Programa pelo público-alvo.

EXIGÊNCIAS

É obrigatória a autorização (por meio de Alvará) da realização do evento pela Vigilância Sanitária Municipal, bem como a indicação da destinação dos resíduos ao final do evento, por serem considerados lixo hospitalar.

As fichas do SENAR devem ser preenchidas e assinadas, não podendo faltar: Nome completo, endereço, data de nascimento, número de um documento pessoal (RG, CPF ou Certidão de Nascimento) e telefone pra contato.

ATENDIMENTOS/PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELO PROGRAMA

– Aplicação de flúor bucal;

– Extração;

– Remoção de tártaro (limpeza);

– Restauração de resina e de amálgama.

Fonte: Assessoria

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