Consumidores podem levar suas cápsulas usadas e descartá-las no local determinado dentro da unidade dos Correios, que fará a transferência para o Centro de Reciclagem da Nespresso

A fim de oferecer uma solução de reciclagem para os consumidores, a Nespresso disponibilizará uma base para recebimento de cápsulas de café usadas em unidades dos Correios. O projeto piloto é fruto de uma parceria inédita entre as duas organizações, como parte da estratégia da Nespresso em ampliar sua capacidade de reciclagem em nível nacional. A ação começou em Fortaleza e agora segue para outros importantes mercados: São Paulo, Piracicaba e Santos, inicialmente como piloto também.

Os consumidores podem levar suas cápsulas usadas e descartá-las em local determinado dentro da unidade dos Correios, que fará a transferência do material até o Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado na região metropolitana de São Paulo, para separar o pó de café do alumínio, sem a utilização de água. “No processo de economia circular, o alumínio é infinitamente reciclável, ou seja, ele volta para o seu ciclo de vida em formas variadas, como bicicletas e canetas. Enquanto o pó de café será compostado, se tornando adubo orgânico”, explica um porta-voz da Nespresso em comunicado.

Os pontos de coleta anunciados são:

  • Agência Central de Fortaleza – Rua Senador Alencar, 38, Centro, CEP: 60030-970, Fortaleza (CE);
  • Agência Central de São Paulo – Praça do Correio, s/n, Centro, CEP: 01031-970, São Paulo (SP);
  • Agência Santos – Rua Cidade de Toledo, 41, Centro, CEP: 11010-970, Santos (SP);
  • Agência Piracicaba – Av. Armando de Salles Oliveira, 1136, Centro, CEP: 13400-97, Piracicaba (SP).

No Brasil, a Nespresso iniciou a reciclagem em 2011 e afirma que investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem. É possível conhecer o trabalho realizado pela empresa no local por meio do tour virtual .

Atualmente, a companhia possui 200 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e tem a meta de atingir 30% de reciclagem efetiva até dezembro de 2021. Tanto as cápsulas da linha doméstica quanto da linha profissional podem ser recicladas.

FONTE: B9