De acordo com a prefeitura de Costa Rica, município não registou nenhum caso de covid-19, mas cidades próximas já possuem casos confirmados.

Sem registrar casos do novo coronavírus, Costa Rica, no norte de Maro Grosso do Sul, inaugurou nesta quarta-feira (6) uma ala com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como forma de prevenir à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, no novo espaço, será possível atender, neste primeiro momento, possíveis pacientes infectados pela covid-19 e posteriormente serão transformados em leitos geral adulto junto ao Ministério da Saúde para receber pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartados, politraumatizados, de Costa Rica e também de cidades vizinhas.

Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a construção da ala de UTI foi feita em tempo recorde e não beneficiará somente a Costa Rica: “Construímos e equipamos em prazo recorde de 30 dias. Estamos prontos para atender pacientes com covid-19, porém esperamos não precisar utilizá-las ”, finalizou.

Ainda de acordo com órgão, Costa Rica passa a ser a única cidade da região norte do estado que tem 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo a secretária de saúde municipal, Adriana Tobal, além de estarem preparados para essa pandemia, como a nova ala, ainda será possível reduzir significativamente os deslocamentos de paciente para os grandes centros.

Casos em Mato Grosso do Sul

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) apontou nesta quarta-feira (6) que o estado tem 288 casos confirmados de covid-19. Em relação a terça-feira (5) houve incremento de 5 registros. Outros 28 casos suspeitos estão sendo investigados.