quinta-feira, 28/03/2024
HomeDestaqueMesmo sem horário de verão, celulares adiantam e pegam campo-grandenses de surpresa

Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam e pegam campo-grandenses de surpresa

Data:

Decreto do presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horário de verão neste ano

Alguns moradores de Campo Grande podem ter acordado acidentalmente uma hora mais cedo neste domingo (20). Isso porque alguns celulares atualizaram automaticamente – e de forma errônea –  o horário de verão.

O horário foi atualizado pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo. Porém, neste ano um decreto do presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida para economia de energia.

“E o meu celular que entrou no horário de verão e eu não percebi. Aí tinha que entrar no trabalho às 7h, cheguei no trabalho às 6h. Agora tô aqui trabalhando emburrada porque tinha uma hora ainda pra dormir”, disse uma moradora nas redes sociais.

O problema já era previsto. Na última sexta-feira, o Google havia publicado um anúncio oficial em seu blog recomendando que usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora. Clique aqui para saber.

Na sexta-feira, as operadoras de telefonia, representadas pelo SindiTelebrasil, informaram que “desprogramaram a alteração do horário de verão em suas plataformas, de acordo com o novo decreto presidencial”.

Que horas são?

SAIBA MAIS

Google ensina a evitar problemas no Android com o fim do…20h37 – 18/10/2019

Horário de verão já tem data definida e muda em 2018 por…13h59 – 23/02/2018

Horário de verão chega ao fim com dúvidas sobre economia de…12h16 – 18/02/2018

A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos. Para evitar a confusão, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

A confusão com o novo horário repercutiu nas redes sociais. De acordo com o monitoramento do Google Trends, o termo “Quantas horas” teve mais de 5 mil pesquisas. Já no Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics. Vários usuários relataram a confusão e muita gente chegou com antecedência aos compromissos deste domingo:

No ano passado, em que o horário de verão começou em 4 de novembro, o terceiro final de semana de outubro também foi marcado por confusão, já que celulares foram atualizados automaticamente.

Fonte: MidiaMAX

spot_img
spot_img