Tecnologia e engenharia dominam a lista divulgada pelo SENAI de demanda de profissionais de nível superior até 2023 no Brasil

São Paulo –  Só na área de informática, o Brasil precisará qualificar 368 mil profissionais de nível superior até 2023, segundo oMapa do Trabalho Industrial, divulgado hoje pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A pesquisa mostra uma necessidade de mais de 709 mil profissionais nos próximos quatro anos, apenas de nível superior.

De acordo com o estudo, as profissões ligadas à área de tecnologia estão entre as que mais vão crescer em demanda de qualificação, mas, ao todo, o SENAI prevê que o Brasil vai precisar capacitar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento até 2023.]Veja também

As carreiras citadas pelo levantamento têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo SENAI, mas esses profissionais podem trabalhar em outros setores da economia. De nível superior, a área de gestão também deve demandar centenas de milhares de profissionais qualificados segundo Mapa do Trabalho Industrial:

Áreas com maior demanda por formação de nível superior

ÁreasDemanda 2019-2023
Informática368.057
Gestão254.811
Construção80.992
Metalmecânica56.437
Produção40.283

Em relação às profissões de nível superior com mais demanda, analistas de tecnologia da informação respondem, de longe, pela maior necessidade de qualificação.  O Brasil vai precisar de mais de 305 mil pessoas qualificadas  para essa função nos próximos quatro anos.